NOTÍCIAS

| 28.11.13 - 17h47

Conselho Municipal de Saúde do Recife realizará 11ª Conferência Municipal de Saúde em dezembro


Evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de dezembro no Centro de Convenções

Com o término da fase das Distritais, o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) está em ritmo acelerado para a realização da 11ª Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no Centro de Convenções, em Olinda, nos dias 16, 17 e 18 de dezembro. Com o tema: “O Recife na luta pela defesa do SUS através do controle social”, a conferência tem como objetivo discutir, propor e elaborar o Plano Municipal de Saúde (PMS) para o próximo quadriênio (2014-2017), além de debater as diretrizes e prioridades para a atuação do controle social.

Na etapa das distritais, cada Distrito Sanitário (DS) se reuniu com seus pré-delegados eleitos nas etapas microrregionais para discutir o documento base que será levado à conferência onde nortear as discussões acerca de assuntos como: atenção básica, atenção básica para grupos específicos, atenção de média e alta complexidade, vigilância à saúde, gestão do SUS e controle social e transparência pública.

Visando o fortalecimento do controle social em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), a 11ª conferência é mais um anseio dos conselheiros municipais em tornar viva a preocupação de melhorar a qualidade do sistema de saúde e da vida da população.
“Ela [a conferência] vem garantir que a política de saúde chegue às diversas necessidades da população, garantido os direitos e as qualidades do serviço”, disse Cláudia Martins, Conselheira Municipal e Vice-Coordenadora do CMS-Recife. “Servirá como um norteador de dois anos da gestão para toda a política pública”, completou, ressaltando que a conferência acontece de dois em dois anos.

Discutir a política de saúde, ouvir a população, garantir que mais pessoas tenham acesso a um serviço de qualidade e tratar do controle social como prioridade básica é a função do CMS-Recife. A realização da conferência só contribui no processo de melhora no sistema de saúde pública dentro da capital pernambucana.