PCR estimula o empreendedorismo e aposta na qualificação
Centro Popular Comunitário Caranguejo Tabaiares oferece cursos gratuitos em parceria com o Sebrae e o Instituto Fecomércio
Novas oportunidades surgem para quem decide se qualificar. O Centro Público Comunitário de Economia Popular e Solidária, da Comunidade Caranguejo Tabaiares (Ilha do Retiro), é um espaço destinado a atuar junto aos empreendimentos e empreendedores, formalizados ou não, e jovens em processo de formação profissional. O foco do trabalho proposto é a qualificação. No local são realizados semanalmente cursos gratuitos que atendem aos moradores dos bairros do entorno da Ilha do Retiro. Atendimento ao cliente e empreendedor cultural são as capacitações oferecidas durante esta semana.
Mais procurado, por atender a um grande número de áreas, o curso de atendimento ao cliente é composto por aulas teóricas e práticas. Nelas estão sendo abordadas as características de um bom atendimento. Nos encontros também são repassadas dicas de como lidar com clientes e suas reclamações, além de ensinar a montar um banco de dados de clientes com o objetivo de realizar ações de fidelização.
A vendedora de cosméticos, Etiene Nascimento, do bairro de Joana Bezerra, soube por meio de uma amiga sobre a realização das atividades e resolveu se inscrever no curso de atendimento ao cliente com o intuito de melhorar o relacionamento com os fregueses. O objetivo dela: aumentar o volume de comercializações. Etiene aprovou a iniciativa da Prefeitura do Recife. “Estamos no terceiro dia de aula e está sendo tudo muito proveitoso. Os cursos são bons e com certeza vão contribuir para a melhoria da qualidade da mão-de-obra e dos serviços prestados”, comentou a empreendedora.
Andrea Barbosa, incentivadora de Etiene Nascimento nos cursos, também é participante da mesma atividade. Esta já é a segunda capacitação promovida no Centro Comunitário que ela participa. O primeiro curso foi o sabor e gestão, promovido na primeira quinzena de novembro. Atualmente Andrea comercializa lanches e refeições durante o dia e se qualifica no Centro Público de Caranguejo Tabaiares à noite. “Essa é uma oportunidade única. Quando termino o meu trabalho venho logo para cá. Está sendo um corre-corre, mas estou me esforçando. Sempre que tiver cursos, estarei aqui”, disse a comerciante.
Aluna aplicada, Andréa Babosa explica um pouco das experiências vista em sala de aula e as experiências que já começam a acontecer. “Hoje, por exemplo, um cliente reclamou da quantidade de sal em uma carne. Normalmente responderia que ninguém nunca havia reclamado. Mas, por causa das dicas, prometi melhorar o tempero e ele agradeceu”, contou Andrea Barbosa.
Centro Público Comunitário Caranguejo Tabaiares - O centro, coordenado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, é referência para atividades e orientações com foco na geração de trabalho e renda. Em outubro o Centro foi reinaugurado, após uma reforma geral que durou seis meses, com uma nova proposta de atividades que atendeu a demanda de 101empreendimentos e empreendedores de Caranguejo Tabaiares. Como resultado de uma parceria com o Sebrae e o Instituto Fecomércio, desde a reabertura, foram promovidos 26 atividades, sendo 12 cursos e 14 palestras para 278 empreendedores.