NOTÍCIAS

Cultura | 28.11.14 - 15h13

PCR inaugura EcoEstações da Cohab e Totó

Equipamentos devem receber 60 metros cúbicos de resíduos por dia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

A Prefeitura do Recife entregou à população, na manhã desta sexta-feira (28), através da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), mais dois importantes equipamentos que reforçam o compromisso da gestão com sustentabilidade. O prefeito Geraldo Julio inaugurou a EcoEstação da Cohab, na Zona Sul, e autorizou o início do funcionamento da unidade do Totó, na Zona Oeste. Os aparelhos são pontos de recebimento apropriados de resíduos que os recifenses não tinham como se desfazer anteriormente.

"Já é a quarta e a quinta EcoEstação da cidade. São cinco locais no Recife destinados a receber sofás velhos, restos de poda, restos de metralha. Aquele lixo que as pessoas não têm onde descartar. E agora a prefeitura monta essa estrutura para receber gratuitamente. Assim a cidade vai ganhando, o meio-ambiente vai ganhando e a qualidade de vida da população vai melhorar", destacou o prefeito Geraldo Julio.

A estimativa é que os dois equipamentos recebam juntos 60 metros cúbicos de resíduos por dia. Cada usuário poderá depositar até um metro cúbico de resíduos diários, o que equivale a 10 sacos de 100 litros. As EcoEstações, que fazem parte do Projeto EcoRecife, funcionarão de segunda a sábado, das 8h às 17h, e contarão com um educador ambiental e um auxiliar de serviços gerais.

Os locais terão à disposição dos pequenos geradores de resíduos quatro caçambas e um EcoPonto para coleta seletiva. O prefessor Melkedec de França exaltou a ação da Prefeitura do Recife, ressaltando que as EcoEstações ajudam a criar uma consciência ambiental na população da cidade. "É algo muito bom que vai nos ajudar bastante. A questão do lixo tem que ser tratada dessa forma, com as pessoas aprendendo com iniciativas assim", disse.