NOTÍCIAS

Cultura | 28.11.14 - 10h00

PCR realiza ações integradas durante a 110ª Festa do Morro

Atividades da prefeitura garantem mobilidade de fiéis e moradores da área

A Prefeitura do Recife vai realizar uma série de ações integradas durante a 110ª Festa do Morro da Conceição, em Casa Amarela (Zona Norte), entre o sábado (29) e a segunda-feira (8), para garantir conforto e segurança aos fiéis e à população local. Ao longo dos dez dias de festejos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) destacará 550 agentes de trânsito para o trabalho de fiscalização e operação de tráfego com o intuito de proporcionar mobilidade no entorno do morro. A Guarda Municipal do Recife (GMR) reforçará com a atuação de 270 agentes, a fiscalização no ordenamento do comércio informal, no combate à poluição sonora e a depredações ao patrimônio. No período, os recifenses também poderão contar com dois pontos de apoio fixos da GMR: um no Centro Público de Casa Amarela e outro no Conselho dos Moradores do Morro.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Secretaria Executiva de Assistência Social, em parceria com a Secretaria da Criança e da Juventude do Governo do Estado de Pernambuco, intensificará as ações do programa Atenção Redobrada, com o objetivo de atuar de forma preventiva e protetiva junto às crianças e adolescentes que sejam identificados em situações de ameaça aos seus direitos durante a festa.

O feriadão de Nossa Senhora da Conceição contará com a Ciclofaixa de Turismo e Lazer em dobro. Nos dias 7 e 8 de dezembro, o percurso de 36,5 quilômetros das faixas exclusivas para a bike estará disponível, das 7h às 16h, para a população se divertir, praticar exercício e ainda contemplar alguns dos mais belos cartões-postais da cidade. Iniciativa da Prefeitura da Cidade do Recife, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e de Mobilidade e Controle Urbano, o projeto, implantado em março de 2013, atrai uma média de 17 mil pessoas a cada dia de realização.

MOBILIDADE - Para garantir a movimentação segura daqueles que irão acompanhar as procissões, apresentações e homenagens que acontecerão durante a festa, a CTTU vai realizar a interdição de pontos estratégicos para evitar o acesso de veículos ao morro. Os bloqueios serão montados a partir do próximo sábado (29), entre 17h e 1h, nos cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro e na Ladeira do Morro da Conceiçao com a Avenida Norte. A partir das 17h do dia 7 de dezembro, as interdições passarão a ser contínuas e os bloqueios só serão desfeitos à 1h do dia 10, após o término da festa. Apenas os veículos de moradores devidamente identificados vão ter acesso à localidade.

Dentro da programação da Companhia também estão duas operações especiais de trânsito que acontecerão durante as procissões da Bandeira e de encerramento, realizadas no dia 29 de novembro e 8 de dezembro, respectivamente. Durante a Procissão da Bandeira, marcada para as 18h, a CTTU vai realizar bloqueios itinerantes e disponibilizar 16 batedores para acompanhar os fiéis, que sairão do Sítio da Trindade, passarão pela Estrada do Arraial, Rua Padre Lemos, Rua Padre Allain, Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara. A Procissão de Encerramento, que vai sair às 15h, também vai ser acompanhada por 16 batedores da CTTU. Os bloqueios serão realizados à medida em que os fiéis irão sair do Forte do Brum, na área central da cidade, a caminho do Morro da Conceição, passando pela Ponte do Limoeiro e Avenida Norte.

RECOMENDAÇÕES: A CTTU aconselha o público a chegar cedo ao evento para evitar retenções. O ideal é deixar o carro em casa e utilizar o transporte coletivo. Outra opção é ir em grupo em um mesmo veículo. Os condutores também devem estar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o motorista que tiver o carro flagrado em local irregular corre o risco de receber multas entre leve, média e grave, no valor de R$ 53,21 (três pontos na CNH), R$ 85,13 (quatro pontos na CNH) ou 127,69 (cinco pontos na CNH) e de ter o veículo rebocado.

CONTROLE URBANO -Diante do sucesso da organização e ordenamento da festa em 2013, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) vai repetir a operação durante os dez dias da festa de Nossa Senhora da Conceição de 2014. Desde o ano passado, a pasta tem como objetivo limitar o número de equipamentos licenciados e organizá-los por segmentos, facilitando a mobilidade dos fiéis e pedestres do entorno.

Como no ano passado, 360 equipamentos estão autorizados a funcionar. Todos eles serão divididos entre alimentação, brinquedos e parques, artigos religiosos e serviços diversos. Nas Ruas Eugênio Samico e Oscar de Barros, o passeio será reservado para a montagem de brinquedos infláveis e parques de diversão. Na Praça do Trabalho, será o polo de alimentação. Já na garagem da 3ª gerência regional da Secon, na Avenida Fernando de Souza Caheté, funcionará a feirinha do Prodart. Os artigos religiosos como velas e santinhos, serão comercializados no Largo Dom Luiz.

SOCIAL - Como estratégia no enfrentamento a prováveis violações aos direitos de crianças e adolescentes, o município estrutura “Espaços de Proteção” para o acolhimento das crianças identificadas nas situações de ameaça. Nesses espaços são ofertadas atividades lúdicas, culturais e artísticas, bem como será garantida alimentação para o público atendido. Além do trabalho realizado nos espaços de proteção, a equipe de educadores sociais do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS circula no entorno do local de realização da festa realizando intervenções voltadas à sensibilização da população quanto aos direitos das crianças e adolescentes e à busca ativa de situações de trabalho infantil, negligência, exploração sexual e outras violações de direitos.

Após o evento, as informações coletadas (dados pessoais das crianças e adolescentes) são sistematizadas e encaminhadas aos Conselhos Tutelares e Promotorias da Infância para ciência das situações e possíveis acompanhamentos ou solicitações de medidas de proteção. No âmbito da Política de Assistência Social os casos cadastrados e reincidentes são encaminhados aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e outras situações eventuais para os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS visando a realização de ações de prevenção/orientação junto às famílias.

SAÚDE - O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e a Vigilância Sanitária vão estar de plantão durante os dias da festa dedicada à Nossa Senhora da Conceição.

No sábado (29), primeiro dia das festividades, uma Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu vai acompanhar a procissão, que está marcada para sair do Sítio da Trindade às 18h. Outra USB ficará de plantão das 19h às 7h, na Upinha 24h – Prof Dr. Moacyr André Gomes, para ser usada em caso de remoção.

A unidade terá uma equipe de reforço médico (médico, enfermeiro e técnica de enfermagem) que atenderá aos usuários que precisarem de atendimento espontâneo durante o evento. Ao término da festa, o atendimento será normalizado e restrito aos usuários cadastrados de acordo com a área de abrangência da Upinha.

Durante os dias da festa, inspetores da Vigilância Sanitária farão inspeção nas barracas de venda de alimentos, com o objetivo de garantir a limpeza e a qualidade dos produtos oferecidos para reduzir ou eliminar os riscos à saúde. Foram feitas capacitações com os comerciantes que vão trabalhar na festa, com orientações que vão desde a aquisição dos alimentos, passando pela manipulação, até a comercialização.

Na segunda-feira (08), bem como nos dias que antecedem a festa, as Unidades Básicas de Saúde vão funcionar com o apoio de uma ambulância (USB), para remoção, com ponto de apoio na Unidade de Saúde do Morro da Conceição – das 07h às 19h.