Recife apresenta experiências exitosas na Educação Popular em Saúde
Exemplos de práticas de educação em saúde desenvolvidas no Recife estão sendo apresentadas durante toda esta sexta-feira (28), e segue até este sábado (29), no I Seminário de Educação Popular em Saúde do Recife, que ocorre no Onda Mar Hotel, no bairro de Boa Viagem, com a participação de 200 pessoas. O evento foi aberto no início da manhã pelo secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, além de uma apresentação dos ritmos de carimbó e frevo pelo grupo de idosas Sabedoria de Vida.
Neste sábado (29), serão discutidas e definidas as diretrizes que irão compor a Política Municipal de Educação Popular em Saúde, e também será formado o Comitê Municipal de Educação Popular em Saúde, que contará com a participação de profissionais da Rede do Recife e comunitários com experiência em Educação Popular em Saúde.
Os casos de sucesso em Educação Popular em Saúde foram apresentados e avaliados durante os seminários distritais realizados pela Prefeitura do Recife e agora vão compor um plano municipal. Um dos exemplos é o projeto Cuidando do Cuidador, realizado no Distrito Sanitário I, que consiste em um grupo que faz reuniões semanais para trocar experiências sobre o cuidado de pessoas acamadas.
De acordo com o secretário de Saúde do Recife, a discussão das diretrizes que formarão a Política Municipal de Educação Popular em Saúde é importante no fortalecimento da saúde da cidade. “A educação popular tem papel significativo no envolvimento dos trabalhadores da saúde com a população”, avalia Jailson Correia.
Ainda nesta sexta-feira uma roda de diálogo sobre Educação Popular e suas bases referenciais e sua interface com participação popular ocorre com a participação do professor da UPE, Itamar Lages; de Marcondes Pacheco, da coordenação de Educação Popular do SUS-PE; e do representante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde, Cledson Reis.