Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 28.11.16 - 12h16

Orquestra Sinfônica do Recife tem noite dedicada à Beethoven

img_alt

Concerto desta quarta, 30, traz duas obras do compositor alemão (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Ele é um dos grandes mestres da música clássica mundial e, na noite desta quarta-feira (30), terá suas composições revisitadas no 9º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife. Estamos falando de Ludwig Van Beethoven, compositor alemão, que terá duas peças apresentadas pelo maestro Marlos Nobre e os músicos da OSR ao público que for ao Teatro de Santa Isabel- TSI, no bairro de Santo Antônio, a partir das 20h. O TSI é um equipamento cultural da Prefeitura do Recife. 

Nessa noite a plateia poderá conferir a Abertura Egmont, Opus 84. Composta em 1810 como música de cena para a tragédia de Goethe, foi executada pela primeira vez no Teatro Holfburg de Viena. O enredo retrata a subjugação da Holanda pela Espanha e é baseado num incidente verídico ocorrido no séc. XVI, protagonizado pelo Conde Egmont que se opôs violentamente à tirania dos governantes espanhóis vindo a pagar com a própria vida a luta que travou pela independência do seu povo. 

Em seguida, será a vez da OSR executar a SINFONIA nº 4 em mi bemol maior (EROICA) Opus 55. Esta composição foi dedicada ao príncipe Lobkowitz, tendo sido escrita em 1803. A primeira audição mundial ocorreu em 7 de abril de 1805 em Viena, dirigida pelo próprio Beethoven. Em suas origens, a obra foi inspirada na figura de Napoleão Bonaparte, cujos princípios libertários eram imensamente apreciados pelo compositor alemão. Mas, quando na primavera de 1804, Bonaparte proclamou a si mesmo, Imperador, colocando a corôa de Napoleão I, imperador da França, o fato gerou revolta em Beethoven que alterou o nome da partitura original, que era “Grande Sinfônia Intitulada Bonaparte”, por "Sinfonia Eroica, composta para celebrar a memória de um grande homem".

O 9º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife tem entrada franca ao público que pode retirar o seu ingresso, a partir das 19h, na bilheteria do Teatro de Santa Isabel.

 

Serviço:

9º Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Quando: quarta-feira, 30 de novembro

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, bairro de Sto. Antônio, Recife

Informações: 3355.3322

Entrada franca