Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.11.16 - 12h27

Profissionais do SAMU 192 participam de curso de atualização de resgate aeromédico

 
Serão abordados os procedimentos de segurança de voo e de embarque e desembarque de aeronaves de resgate com demonstração prática
 
 
Médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) que atuam no resgate aeromédico participarão nesta terça-feira (29),  de um treinamento para atualização do socorro aeromédico. A revisão a qual os profissionais serão submetidos será sobre os procedimentos de segurança de voo e de embarque e desembarque de aeronaves de resgate.
 
O treinamento será realizado em duas etapas: a primeira é teórica, e acontecerá das 8h às 11h no Auditório da PRF (Polícia Rodoviária Federal), localizado na Avenida Antônio de Góes, 820, no Pina; a segunda etapa é a demonstração prática, que acontecerá com uma aeronave da PRF, que é utilizada diariamente nas missões aeromédicas da cidade e região, no quartel do 14º Batalhão de Infantaria Motorizada, localizado na Avenida General Manoel Rabelo, 1950, bairro de Socorro, em Jaboatão dos Guararapes, das 13h30 às 16h30. Durante a demonstração, serão realizadas simulações de embarque e desembarque no solo com a aeronave em baixa altura, aproximação de equipes e procedimentos de pouso e decolagem com vítimas embarcadas.
 
O objetivo do treinamento, que acontecerá com 20 profissionais do SAMU, é trazer maior segurança para a tripulação e revisar as práticas que devem ser tomadas antes, durante e após os resgates que utilizarão a aeronave. Atualmente cada aeronave do SOS aeromédico realiza cerca de 30 atendimentos por mês, especialmente na remoção de vítimas de acidentes graves.