Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.11.16 - 12h38

Recife celebra acordo para melhoria do atendimento à saúde com o Reino Unido

img_alt

O acordo terá investimento de R$1,6 milhão em projetos de qualificação (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

A Prefeitura do Recife, o Reino Unido e a Irlanda do Norte selaram parceria para a implantação de um plano conjunto com foco na qualificação da rede de Atenção Básica de saúde do município.O protocolo foi assintado pelo vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, junto com o embaixador do Reino Unido no Brasil, Alexandre Ellis, e o Cônsul Geral do Reino Unido no Recife, Graham Tidey. Participaram do ato, na sexta-feira (25), na sede da PCR, o secretário de Saúde, Jailson Correia, e o secretário do Gabinete de Representação e Relações Internacionais, Antonio Barbosa.

O acordo firmado se deu por meio do programa de governo britânico intitulado Fundo de Prosperidade (Prosperity Fund / Foreign & Commonwelth Office) que prevê o investimento na ordem de R$ 1,6 milhão convertido em projetos para melhoria do atendimento à saúde. O principal objetivo é tornar mais eficiente a assistência ao paciente na Atenção Básica. “Temos avanços significativos, mas estamos cada vez mais em busca da eficiência e eficácia dos serviços na atenção à básica. Nós temos a compreensão de que toda cooperação, neste caso, com o Reino Unido que implica na troca de experiências e diálogo da parte conceitual do Sistema Único de Saúde (SUS), traz benefícios para a rede. Essa parceria chega em boa hora”, avaliou o vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, lembra que duas visitas de missão do Governo Britânico foram realizadas nos meses de junho e outubro deste ano, para levantamento de dados e diagnóstico para observações preliminares. “Há afinidades entre os sistemas de saúde do Reino Unido e do Brasil e essa parceria será um ganho na qualificação de Atenção Básica do Recife, numa construção pioneira na cidade”, pontuou o secretário. Como um dos desdobramentos do acordo será realizado um seminário com o tema ‘Desafios para as Melhores Práticas e Inovação em Saúde no Brasil’, com data a ser definida.

“A saúde é um ponto essencial. O sus é uma ferramenta incrível e juntos, por meio de uma troca de experiências, pensamos em como melhorar a qualidade do serviço para o usuário”, disse o embaixador britânico no Brasil, Alexander Ellis. A oportunidade para selar o acordo foi capitaneada pelo Gabinete de Representação e Relações Internacionais da PCR. “Estar atento às oportunidades é de extrema importância dado os desafios que temos frente a uma forte crise econômica. As relações internacionais surgem também como fonte de alternativa real para estabelecer parcerias que possam ser convertidas em investimentos que são relevantes para população”, ressaltou o secretário Antonio Barbosa.