Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 28.11.18 - 19h39

5° Ciclo de atualizações dos Guias de Turismo do Recife inspirou participantes

img_alt

Encontro aconteceu no Centro de Artesanato de Pernambuco e contou com a participação do guia de turismo, cool hunter e sócio fundador do @omelhordesampa, Olavo Medeiros, e de Guilherme Alves, consultor credenciado ao Sistema S, referências em empreendedorismo e inovação no turismo. (Maurício Ferry/Seturel)

 

O 5º Ciclo de atualizações dos Guias de Turismo do Recife encheu o auditório do Centro de Artesanato de Pernambuco, nesta quarta (28). Promovido pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, o evento foi ministrado pelo fundador do @omelhordesampa, Olavo Mederos, que trouxe o tema do empreendedorismo no turismo, e por Guilherme Alves, que falou sobre inovação na área. Por fim, os participantes ainda fizeram um passeio turístico temático pela cidade.

A secretária da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, enfatizou a importância do trabalho dos guias de turismo na cadeia produtiva. Além disso, apresentou a proposta do encontro deste ano, que buscou trazer ideias criativas, tendo em vista a marca: Recife Capital da Criatividade. “A Prefeitura do Recife tem papel na estruturação do destino, na promoção e na divulgação, mas quando o turista chega aqui são os guias que os atendem. Por isso, esses momentos são muito importantes”, pontuou.

Em uma palestra bastante sensível, Olavo Medeiros compartilhou sua trajetória na área, a qual já dura quatro anos, e inspirou os presentes. Ele falou como usou a vivência dele na cidade de São Paulo para empreender através de passeios e mostrou ideias que deram certo. “O conhecimento de uma região permite que você faça muitos trabalhos. A minha intenção foi abrir os olhos dos guias para as várias possibilidades úteis que existem dentro do que conhecem”, afirmou.

Depois, foi a vez de Guilherme Alves, consultor credenciado ao Sistema S nas áreas de marketing, planejamento empresarial e inovação, trabalhar a inovação no serviço dos guias. No fim, o grupo ainda saiu pelas ruas do Recife Antigo com o projeto Curiocidades, conhecendo algumas curiosidades, superlativos e lendas da região.

O roteiro especial teve a participação de atores e guia de turismo apresentando histórias incomuns e nossas maiores linhas retas. “Esse tipo de evento é muito bom porque a capacitação permite que a gente se recicle. A troca de saberes é de extrema importância e sempre aprendemos coisas novas para nosso trabalho”, comentou Margarete Gonzaga, guia de turismo e turismóloga. As atualizações dos guias de turismo do Recife acontecem semestralmente.