Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 28.11.21 - 11h38

Recife terá mais seis plenárias microrregionais da 15ª Conferência Municipal de Saúde nesta semana

img_alt

oportunidade para a população contribuir com propostas sobre o tema em suas localidades.(Foto:Divulgação/Secretaria de Saúde)

 

 

 

A etapa microrregional da 15ª Conferência Municipal de Saúde do Recife continua acontecendo em diversos locais da cidade. Depois de uma programação intensa nas últimas duas semanas, mais seis plenárias serão realizadas entre esta segunda (29) e a próxima quinta-feira (2). Esta fase é preparatória para as etapas distritais e para o momento de culminância da conferência, que será promovido entre os dias 26 e 28 de abril de 2022, no Centro de Convenções, em Olinda. A realização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS) em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) do município.

 

O objetivo da conferência é discutir, propor e elaborar diretrizes que subsidiarão a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o próximo quadriênio (2022-2025), além de debater as prioridades para a atuação do controle social. A conferência terá como tema “Democracia, direito à saúde e participação social: desafios para o SUS Recife num cenário de subfinanciamento do sistema”.

 

Como de praxe, estão sendo realizadas 24 plenárias microrregionais, todas na modalidade presencial, para garantir a participação popular, mas com observância às normas sanitárias, como a obrigatoriedade do uso de máscaras. A participação do público é limitada a 110 pessoas, número que tem como base a capacidade do ambiente e as diretrizes dos planos estadual e municipal de convivência com a covid-19. Também é necessário apresentar comprovante do esquema vacinal para ter acesso aos eventos.

 

Até o momento, já houve plenárias em bairros como Pina, Ilha do Leite, Imbiribeira, Casa Amarela, Cordeiro, Areias e Ibura. Nesta segunda-feira, às 19h, a população poderá participar de mais um evento desta etapa da conferência no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), situado no bairro de Dois Irmãos, área do Distrito Sanitário III. Ainda nesta semana, também haverá plenárias nos bairros dos Torrões (Distrito Sanitário IV), Santo Amaro (Distrito Sanitário I), Mangabeira (Distrito Sanitário VII), Afogados (Distrito Sanitário V) e Nova Descoberta (Distrito Sanitário VII) (veja a programação da semana abaixo).

 

Ao longo de toda esta etapa microrregional, que seguirá até 15 de dezembro e passará por todos os distritos sanitários do Recife, os cidadãos poderão avaliar e discutir a saúde local, construir propostas que serão levadas para a etapa distrital e eleger os pré-delegados que concorrerão às vagas de delegados da conferência. Já a etapa distrital contará com um evento por distrito sanitário. Por fim, em abril, na conferência, os representantes de cada região da cidade poderão votar as diretrizes que nortearão o plano.

 

Confira o calendário desta semana:

 

Etapa Microrregional

 

29/11 (segunda-feira) – 19h

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Dois Irmãos (Distrito Sanitário III)

 

30/11 (terça-feira) – 19h

Escola Pintor Lauro Vilares – Torrões (Distrito Sanitário IV)

Quadra do Sesc Casa Amarela – Mangabeira (Distrito Sanitário VII)

 

01/12 (quarta-feira) – 19h

Sesc Santo Amaro (Distrito Sanitário I)

 

02/12 (quinta-feira) – 19h

Escola Municipal Amaury de Medeiros – Afogados (Distrito Sanitário V)

Escola Municipal Poeta Joaquim Cardoso – Nova Descoberta (Distrito Sanitário VII)