Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Política Urbana | 28.11.24 - 18h56

Workshop capacita técnicos da Prefeitura do Recife para projetos de ruas para crianças

img_alt

Durante a programação, os técnicos simularam a construção de projetos de maneira colaborativa com a população. A intenção é fortalecer a escuta da sociedade e inspirar a implantação de espaços mais democráticos e acessíveis para todas as crianças e seus cuidadores. (Foto: Camila Gonçalves/CTTU)
Nesta quinta-feira (28), técnicos da Prefeitura do Recife receberam uma capacitação ao participar do Workshop Construindo Juntos Ruas Seguras e Sustentáveis. O evento aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e foi promovido pela Iniciativa Global de Desenho de Cidades (GDCI). O público reuniu servidores de órgãos como a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb), Autarquia de Urbanização do Recife (URB), Secretaria Executiva da Primeira Infância, Secretaria de Inovação Urbana, Programa Promorar e demais parceiros, como ARIES e Consórcio Grande Recife.
 
A programação envolveu uma apresentação sobre segurança viária e sobre o Programa Ruas para Crianças, da GDCI, que já realizou atividades de capacitação, apoio técnico e financeiro em projetos do Recife. Na prática, os convidados precisaram simular papeis de população, crianças e gestores públicos para garantir a escuta de todos os envolvidos.
 
O incentivo à mobilidade ativa desde a infância tem sido uma demanda cada vez maior nos espaços urbanos. De acordo com informações da GDCI, pelo menos 500 crianças morrem diariamente em sinistros de trânsito. A segurança viária é um problema de escala global. Na faixa etária entre 5 e 29 anos, sinistro de trânsito já é a principal causa de morte no mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em média, a cada 25 segundos, uma pessoa morre por sinistro de trânsito no mundo, o que representa, aproximadamente, 1,19 milhão de mortes por ano em todo o globo.
 
“A prática de ouvir a população antes e depois das nossas intervenções observando, principalmente, as pessoas mais vulneráveis, é essencial nos projetos que implantamos porque isso não faz apenas com que a gente faça ruas para as pessoas, mas que a gente redesenhe as ruas junto às pessoas e é essencial para engajar as comunidades e garantir que aquele espaço vai ser cuidado e ocupado pelos cidadãos”, explica Antônio Henrique, gerente geral de Mobilidade Humana da CTTU.
 
“A gestão democrática se faz necessária institucionalmente e também no local onde vamos fazer intervenções. Nos trabalhos que realizamos com a Prefeitura do Recife, temos feito escuta da população com técnicas que nos fazem compreender qual é a necessidade daquelas pessoas. Porque, apesar da experiência, não podemos supor que sabemos o que as comunidades precisam sem ouvi-las”, explica Eduarda Aun, gerente de programas da GDCI.
 
PROGRAMA RUAS PARA AS CRIANÇAS (Streets for Kids) - O Recife foi a única cidade do Brasil contemplada com o apoio financeiro e técnico da GDCI para o Programa Street For Kids, que tem o objetivo de melhorar a segurança, a acessibilidade e o bem-estar de crianças e seus cuidadores nas ruas. Ao todo, foram investidos 20 mil dólares (cerca de 110 mil reais) em equipamentos como mobiliário urbano e sinalização viária, garantindo uma experiência mais segura e completa no uso do espaço público para a comunidade. Esse investimento foi empregado no projeto das ruas Silva Jardim e 22 de Agosto, no Jordão.
 
Além do apoio financeiro, a Prefeitura do Recife contou com suporte técnico durante a construção e implantação do projeto, o que aprimorou a aplicação de soluções inovadoras de segurança viária e incentivou a participação da comunidade, através de 22 sessões de engajamento. Além disso a Prefeitura do Recife investiu  um total superior a R$ 2 milhões, com o objetivo de aprimorar o sistema de escoamento das águas pluviais e as condições de mobilidade das pessoas. Também foram realizadas obras de escadaria que dão acesso ao Alto da Jaqueira e a implantação da Praça “Criançada na Rua”.