NOTÍCIAS

Cultura | 28.12.11 - 13h15

Prefeito sanciona lei para expansão do Porto Digital

O Porto Digital é reconhecido como um dos maiores centros de tecnologia de informação das Américas

O prefeito do Recife, João da Costa, sancionou, nesta quarta-feira (28), uma lei que permite a expansão do Porto Digital. O ato aconteceu no gabinete do gestor, no 9° andar do edifício-sede da Prefeitura. A Lei de nº 17.244/2006 leva em conta a vocação do Recife de ser uma cidade com referência na área de tecnologia, cinema, arte e teatro. Estiveram presentes no ato o diretor presidente do Porto Digital, Francisco Saboya, o cientista-chefe do Porto, Silvio Meira; o presidente da Câmara dos Vereadores, Jurandir Liberal; o vereador, Almir Fernando, além de secretários municipais, presidentes e diretores de empresas e autarquias do município.

Reconhecido como um dos maiores centros de tecnologia de informação das Américas, o Porto Digital receberá incentivos para expandir sua área de atuação, que ampliarão os benefícios fiscais para núcleos de tecnologia até o quadrilátero do bairro de Santo Amaro. A região é delimitada ao leste pela Rua da Aurora nos trechos entre as avenidas Norte e Mário Melo; ao sul pela Mário Melo, até o cruzamento com a Cruz Cabugá; ao oeste pela Cruz Cabugá, nos trechos entre a Avenida Norte e Mário Melo; e ao norte pela Avenida Norte até a Cruz Cabugá.

“Santo Amaro é um bairro histórico e essa medida visa à requalificação dessa central econômica que hoje abrange praticamente todas as empresas de comunicação, além de grandes investimentos imobiliários. A medida também vai permitir a consolidação do Porto Digital como um dos principais parques tecnológicos do país. A nossa perspectiva é de que, nos próximos anos, o Porto Digital possa gerar mais 20 mil empregos na cidade”, comemorou João da Costa.

Para impulsionar o crescimento do Porto Digital e de outras empresas de Tecnologia da Informação, a norma estabelece a redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de 5% para 2%. “É muito importante termos uma política pública bem estruturada, que é a materialização de um compromisso de governo do prefeito João da Costa. Nós vivemos um momento importante em 11 anos de existência, com todas as nossas metas alcançadas, gerando R$ 1 bilhão em faturamento. Os indicadores são positivos, mas era necessário expandir e enxergar 20 anos para frente. Por isso, precisávamos expandir e atrair mais investimentos. Hoje temos uma fila de empresas querendo se instalar aqui e não havia espaço”, disse o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.