NOTÍCIAS

| 28.12.11 - 15h13

Secretaria de Saúde do Recife dá dicas para a ceia de diabéticos e hipertensos

Grupos podem ter refeições saborosas apesar das restrições alimentares

Por Ailson Lima

Muito queijo do reino, bacalhau e embutidos como linguiças e carnes defumadas sempre estiveram presentes nas mesas de fim de ano. O problema é que esses alimentos são ‘inimigos’ das pessoas que têm diabetes ou algum problema no coração. O queijo do reino é rico em sal e gordura; mesmo dessalgado, o bacalhau costuma ter bastante sódio, assim como os embutidos, que trazem a substância em sua composição como conservante. Ainda que com as devidas restrições alimentares, a Secretaria de Saúde do Recife destaca que é possível investir numa ceia alternativa, mas nem por isso menos saborosa.

Uma das dicas da coordenadora municipal de Alimentação e Nutrição, Morgana Maranhão, é que as pessoas mantenham o padrão alimentar, não comendo menos antes das ceias para exagerar depois. Segundo ela, para se manter saudável e com as taxas controladas, é necessário prestar atenção no preparo dos alimentos.

“O hipertenso tem uma ampla opção de alimentos. O problema está no modo de preparo. O ideal é substituir o sal por ervas finas e orégano, o óleo e a margarina pelo azeite de oliva e dar preferência a assados no lugar das frituras. Outra opção para garantir uma alimentação mais saudável e saborosa é retirar a pele das aves antes de assar e usar iogurte natural em vez lugar da maionese”, aponta a nutricionista.

Ano novo - Uma ceia alternativa pode ser elaborada com saladas, vinagretes e frutas naturais no lugar das cristalizadas – troca interessante principalmente para os diabéticos, que devem tomar cuidado com o consumo de açúcar.

Entre as opções de prato principal estão o lombo de porco e as aves assadas, como o tender e o chester, que são carnes mais magras. Para acompanhar, a dica é de substituição das bebidas alcoólicas pelos chás e sucos naturais. Segundo a nutricionista, até mesmo um refrigerante diet acaba sendo uma opção melhor pra quem sofre de pressão alta e diabetes.