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| 28.12.12 - 19h21

Emlurb apresenta inovações para o monitoramento da manutenção urbana da cidade

Além de uma sala de monitoramento, o órgão passa a contar com outras ferramentas na web para aperfeiçoar a prestação dos serviços

[caption id="attachment_30147" align="alignleft" width="334"] Além de uma sala de monitoramento, o órgão passa a contar com outras ferramentas na web. Foto: Irandi Souza[/caption]

A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), com o intuito de otimizar a prestação de serviços oferecidos pelo órgão, apresentou, nesta sexta-feira (28), três novas ferramentas que fazem parte da modernização tecnológica implementada pela Emlurb durante sua gestão. O evento, que aconteceu na sede do órgão, no Derby, mostrou o funcionamento de uma central de monitoramento, cujo projeto vem sendo elaborado desde outubro, além de dois novos links na internet que serão mais um canal de atendimento ao cidadão.

O monitoramento da sala de situação servirá para auxiliar no gerenciamento das demandas e serviços realizados, com rapidez e eficiência. O local abriga três TVs de 39 polegadas e quatro computadores que funcionam como estações de monitoramento, acompanhando, por exemplo, o trajeto dos caminhões de coleta. Inicialmente, as câmeras irão captar e gravar imagens dos responsáveis pelo descarte irregular de resíduos e metralhas de construção na cidade em 10 pontos críticos, distribuídos nos bairros da Madalena, Torre e Encruzilhada. A ideia é, posteriormente, estender o projeto para outras ações como tapa-buracos, podas, capinação, entre outros, e que esse acompanhamento seja executado 24 horas por dia.

Além da implantação da sala de monitoramento, a Emlurb lança outras duas ferramentas importantes para nortear a programação dos serviços ofertados pelo órgão. A primeira trata-se de uma enquete, onde o cidadão poderá opinar, via internet, sobre a coleta do seu bairro. Para isso, basta acessar o link na página da PCR, utilizando a numeração sequencial do imóvel que fica impressa no canto superior direito do IPTU. A segunda é a extensão para o universo online do atendimento prestado hoje pelo telefone 156.

“Com essas novas ferramentas, o cidadão poderá opinar sobre iluminação pública, qualidade da varrição e limpeza em qualquer ponto da cidade, independente da natureza do serviço, enviando informações e até imagens. Através desse contato digital, ele poderá ter uma resposta mais satisfatória, e as demandas chegarão até nós mais rapidamente”, afirmou o secretário de Serviços Públicos e presidente da Emlurb, Eduardo Vital.

De acordo com o assessor-executivo da Secretaria, Luis Siqueira, a ideia de implementar o projeto-piloto da sala de monitoramento surgiu a partir de uma iniciativa observada em Campinas (SP), onde o monitoramento é realizado de maneira integrada, com a participação de vários órgãos das áreas de segurança, limpeza, controle urbano e transporte. “Os problemas de manutenção urbana não têm dia nem hora para acontecer. Ao agregar tecnologia, podemos manter os serviços sempre ativos e acelerar o processo de manutenção. Concluímos que o projeto foi exitoso, na medida em que eliminamos os problemas, e também pela participação popular, com a realização de um trabalho instrutivo de educação ambiental. Pontos que eram críticos de descarte irregular, hoje são espaços de convivência”, completou.

Outra novidade divulgada pela Emlurb é a possibilidade de o cidadão poder consultar os dias e horários da coleta pela internet. No http://www.recifelimpa.com.br/bp, o indivíduo deverá digitar o nome da rua em que mora ou o CEP, para saber quando realizar o descarte adequado do lixo.

Acesso – Para utilizar as outras ferramentas, basta acessar o site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br). Em seguida, clicar no link Serviços, e depois, Emlurb na Web. Todo o passo a passo é informado para que o cidadão possa realizar suas demandas online.