NOTÍCIAS

| 28.12.12 - 19h36

Prefeitura conclui obras de manutenção e melhorias no Centro Apolo-Hermilo

[caption id="attachment_30156" align="alignleft" width="334"] Prefeitura conclui obras de manutenção e melhorias no centro Apolo-Hermilo. Foto: Ivanildo Francisco[/caption]

A Prefeitura do Recife termina o ano de 2012 entregando à população um dos equipamentos culturais mais importantes totalmente requalificado. O Centro Apolo-Hermilo passou por diversas intervenções que o tornam ainda mais confortável para receber as montagens, as atividades formativas e o público.

As obras no Teatro Apolo incluíram pintura nos camarins, cabines de luz e som, pintura do hall, banheiros, fachada, pintura do gradil, das portas e janelas. Além disso, foi feita a troca de tecido e soldagem dos suportes das poltronas, troca dos espelhos dos camarins, manutenção do ar condicionado e climatização das cabines de luz.

Já o Teatro Hermilo, recebeu pintura nas paredes internas e requalificação total da fachada incluindo conserto e pintura do letreiro. Os camarins foram reformados, portas e janelas foram envernizadas e os banheiros também receberam reparos. Também foi feita manutenção do ar condicionado e a parada de ônibus em frente ao teatro foi relocada. Para os dois teatros foram comprados equipamentos de luz e novas lâmpadas para os refletores. Os dois equipamentos voltam a funcionar normalmente em janeiro.

Centro Apolo-Hermilo - foi inaugurado no ano 2000, pela Prefeitura da Cidade do Recife em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com uma estrutura que compreende o Cine-Teatro Apolo, o Teatro Hermilo Borba Filho e o Centro de Documentação Osman Lins. Sua meta maior é tornar-se um centro de referência das artes cênicas, regional, nacional e internacional. Nesse sentido, planeja e desenvolve ações sistemáticas que visam à formação e ao aprimoramento; à criação; à pesquisa; a uma programação de reconhecida qualidade artística; à formação de platéia.

Teatro Apolo - O teatro mais antigo da cidade do Recife teve sua construção iniciada em 1839 pela Sociedade Harmônico Theatral. Inaugurado em 1842, funcionou por 18 anos. Vendido e transformado em armazém de açúcar, preservou apenas a sua fachada. Em 1981, realizada a primeira restauração, voltou a ser um espaço cênico. No ano de 1996, com a revitalização do Bairro do Recife, o teatro foi novamente restaurado e reequipado passando a constituir-se o Cine-Teatro Apolo, com programação alternativa, de segunda a quarta, e ingressos populares.

Teatro Hermilo Borba Filho - Surgiu a partir da adaptação para espaço cênico de dois armazéns que ficavam nos fundos do Teatro Apolo. Iniciou suas atividades, em 1987, com a montagem de O Balcão, de Jean Genet, com direção de Antonio Cadengue e atuação dos alunos do Curso de Formação do Ator, da UFPE. Após ampla reforma, foi reinaugurado em 1988, passando a levar o nome do dramaturgo pernambucano Hermilo Borba Filho (até então, chmava-se)Centro Experimental Teatro Apolo).