NOTÍCIAS

Mobilidade | 28.12.15 - 18h04

Efetivo da Semoc recebe capacitação sobre o combate ao Aedes aegypti

img_alt

Palestra aos funcionários, que acontece hoje (28) e amanhã (29), faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti da Prefeitura do Recife. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)



A Prefeitura do Recife capacitou, nesta segunda-feira (28), cerca de 70 profissionais da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) para atuarem no combate ao mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, reuniram-se equipes da Companhia de Serviços Urbanos (Csurb), da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon), da Gerência Geral de Comércio Informal (GGCI) e da Gerência de Operações (Geop). A palestra aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, na Madalena, e foi ministrada pelo coordenador da Vigilância Epidemiológica do Distrito Sanitário 5, Carlos Leandro Junior. A palestra também acontece nesta terça-feira (29).

A capacitação dos funcionários da Semoc faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, que transmite os vírus causadores da dengue, chikungunya e zika. De acordo com Carlos Leandro, o objetivo maior dessas palestras é munir de informação todo e qualquer tipo de cidadão para que cada um se torne um agente de combate ao mosquito. "Neste momento, até o nosso maior esforço ainda é pequeno em relação ao tamanho da urgência que estamos enfrentando. Portanto, tem sido cada vez mais importante capacitar um grande número de profissionais para que eles se tornem multiplicadores de informação e as repassem com maior propriedade, tanto para seus vizinhos, quanto para os colegas de trabalho", afirmou.

Segundo a gestora de Mercados e Feiras da Csurb, Débora Torres, capacitar os funcionários que trabalham dentro de um equipamento público e lidam diretamente com os cidadãos é fundamental. "Diariamente, centenas de pessoas frequentam os mercados e as feiras públicas municipais. Portanto, esses locais podem se tornar potenciais fontes de informações corretas e seguras", contou.

Durante a palestra, os servidores puderam tirar dúvidas sobre o processo de transmissão e tratamento das doenças, além de desmistificar os boatos que têm sido espalhados. O coordenador explicou que não existe medicamento que trate imediatamente o vírus e o elimine do organismo. No entanto, recomenda-se que o paciente repouse e beba bastante líquido. "É importante que não seja feito o uso de medicamentos sem a prescrição médica", ressaltou Carlos.

Para o fiscal de Controle Urbano Carlos Aislan, as informações adquiridas na palestra são essenciais, já que, como representante da Prefeitura, é frequentemente procurado por cidadãos quem têm dúvidas sobre o mosquito. "Eu pensava que sabia de muita coisa, mas, depois dessa capacitação, aprendi muito mais. Agora me sinto mais capaz de repassar informações importantes sobre o combate ao mosquito e às doenças que ele pode transmitir", disse.