NOTÍCIAS

Infraestrutura | 28.12.15 - 12h08

Prefeito garante Via Mangue para janeiro de 2016

img_alt

Geraldo vistoriou a finalização das obras na pista leste, nas calçadas e ciclovia, e confirmou a liberação da circulação de veículos no sentido Boa Viagem - Pina. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A Via Mangue será entregue em sua totalidade no dia 17 de janeiro de 2016. A garantia foi dada pelo prefeito Geraldo Julio em vistoria às obras na manhã desta segunda-feira (28). O gestor percorreu a pista leste da via, que permitirá o fluxo de veículos no sentido Pina – Boa Viagem, além das calçadas, ciclovia e gradil. Uma das partes que está recebendo maior reforço nos trabalhos é a alça da ponte do Encanta Moça, próximo do Shopping RioMar. O investimento total é de R$ 431 milhões, com recursos da Prefeitura do Recife e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

“No dia 17 de janeiro nós vamos abrir a Via Mangue para o trânsito de veículos. Estamos na fase final de acabamento. Essa obra vai beneficiar várias pessoas que vão utilizar a Via Mangue no sentido zona sul para o centro diretamente, e vai possibilitar também a implantação da faixa azul na avenida Conselheiro Aguiar. As pessoas que utilizarem o transporte público na Conselheiro vão poder fazer este percurso com a metade do tempo, já que o ônibus terá prioridade. É vantagem para quem está de carro e mais vantagem ainda para quem usa o transporte coletivo, que é nossa prioridade”, explicou Geraldo. 

Fazem parte ainda desta etapa da obra, além dos serviços nas calçadas e ciclovia, a requalificação do acesso a três vias: Professor Eduardo Wanderley Filho, Henrique Capitulino e Tomé Gibson, sendo essa última já próxima ao Pina. Já estão prontos os acessos às ruas Rua Maria Carolina (já liberada para o tráfego), Tenente João Cícero e Padre Bernardino Pessoa (trechos ainda bloqueados).  A Via Mangue tem extensão de 5,63 km no segmento entre a Rua Antônio Torres Galvão e a Alça do Viaduto Capitão Temudo (pista oeste) e 4,36 km no segmento entre a Rua Antônio Torres Galvão e o Túnel da Rua Manoel de Brito (pista leste). A velocidade operacional é 60 km/h. 

A ciclovia da via expressa possui extensão de 4,05 km, com largura de 2,4 metros, sendo bidirecional. A rota se conecta com a ciclofaixa Antônio Falcão, inaugurada na última quarta-feira (23), que tem 1,7 km de extensão, totalizando 4,75 km de rotas cicláveis na região.  Já as calçadas, no trecho da rua Maria Carolina até o acesso do viaduto junto a ponte do Encanta Moça, possuem 4 km, com largura de 3 metros. O trecho da Alça da ponte Paulo Guerra possui 453 metros de extensão, com largura de 2 metros. O canteiro central, que divide as duas pistas, tem 0,65 metro. A largura total da Via Mangue, incluindo as duas pistas, ciclovia e calçada é de 28,04 metros.