Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 28.12.20 - 17h45

Prefeitura do Recife anuncia medidas de restrição na orla para o Réveillon 2020

img_alt

Quiosques, barracas e comércio ambulante funcionam até 17h da quinta-feira (31). Fixação de cadeiras, bancos, mesas, toldos, som e coolers na faixa de areia e calçadão será proibida (Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR)

 

Com o objetivo de controlar os indicadores da pandemia na cidade, a Prefeitura do Recife vai implantar medidas de restrição na orla do Recife para o dia 31 de dezembro. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas para o Réveillon. O comércio na praia, seja dos quiosques, barracas ou ambulantes, poderá acontecer apenas até 17h da quinta-feira (31). Também não poderão ser instaladas mesas, cadeiras, bancos, toldos coolers ou qualquer outro objeto ao longo de toda a praia. Equipes vão fiscalizar, conscientizar a população e distribuir máscaras de proteção. No dia 1º de janeiro, eles poderão reabrir às 6h, desde que seguindo as normas sanitárias vigentes.

O trabalho será feito por profissionais das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), Turismo, Esportes e Lazer (Seturel), além da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Guarda Municipal do Recife (GMR) e Diretoria Executiva de Controle Urbano (Dircon). No total, 228 trabalhadores estarão na orla entre a quinta e a sexta-feira.

A Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR) vai participar da operação na orla de Boa Viagem no Réveillon com oito viaturas, com três agentes em cada. Além dos 24 guardas nos veículos, mais 34 vão estar em apoio ao serviço do Controle Urbano. A Autarquia de Transito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) manterá um efetivo com 105 profissionais, entre agentes e orientadores de trânsito, para informar os cidadãos quanto ao uso de máscara e a preservação do distanciamento social, necessários para evitar o contágio do novo coronavírus.

Fiscais da Dircon vão fazer ronda em toda a praia para coibir o descumprimento das normas. Em caso de flagrante, os comerciantes serão notificados e, caso haja reincidência, a mercadoria será apreendida e uma suspensão da licença pode ser aplicada. É importante frisar que os comerciantes foram informados das mudanças ainda na primeira quinzena de dezembro.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, destaca a importância do cumprimento das normas. "Sabemos que não é o que ninguém esperava para o Réveillon, mas são medidas necessárias para a saúde da população e, se todos fizerem a sua parte, sairemos dessa situação mais rapidamente e com menos danos", comentou.