Prefeitura do Recife nomeia mais 101 Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
Listagem com os nomes dos novos servidores está publicada no Diário Oficial do município desta quinta-feira (27)
A Prefeitura do Recife publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (28), a nomeação de mais 101 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), em continuidade ao Plano de Expansão da Atenção Básica, que visa ofertar 100% de cobertura da Estratégia de Saúde Família no Recife. A iniciativa representa um aumento de cerca de 60 mil recifenses beneficiados com visitas domiciliares e cuidados integrais, com foco na promoção da saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das principais necessidades da população.
“Mais uma notícia boa para a cidade. Estamos nomeando mais 101 agentes comunitários de saúde que farão parte da Prefeitura do Recife e beneficiarão cerca de 60 mil pessoas que serão cobertas pela estratégia de saúde da família”, comemorou o prefeito João Campos. “Quero aproveitar também para parabenizar a equipe da Secretaria de Saúde e dizer que os nomes das novas servidoras e dos novos servidores públicos do Recife está no Diário Oficial desta quinta”, complementou.
Os profissionais, que terão um prazo de 20 dias para tomar posse e mais 15 dias para iniciar as atividades, serão lotados em sete Distritos Sanitários da capital pernambucana (exceto o DS VIII), sendo 10 no DS I; 29 no DS II; 19 no DS III; 13 no DS IV; 11 no DS V; 04 no DS VI e 15 no DS VII. Nesta segunda etapa da expansão da Atenção Básica, 38 novas unidades de saúde serão prioritariamente contempladas com os 101 agentes - que também poderão reforçar equipes em unidades já existentes.
“O ACS desempenha um papel fundamental no sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que a sua atuação no território compõe o cuidado integral e longitudinal proposto para uma equipe de saúde da família (eSF), que é multidisciplinar. Ele é responsável pelo cadastro da população que será vinculada a cada equipe, realiza ações educativas e coletivas, visita os domicílios, acolhe os usuários na unidade, entre outras ações que garantem a integralidade e a efetividade da Atenção Básica no território”, afirma a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque. Atualmente cada ACS atende 650 pessoas, com a expansão passará a atender 560, proporcionando maior qualidade nos serviços.
Com esta nomeação, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) consegue “zerar” o banco da seleção pública de ACS, do edital 2020. Na época, foram aprovados 377 candidatos para 72 vagas iniciais. Desde então, já haviam sido nomeados 276 e, agora, mais 101, superando e muito o que foi publicado em edital - ao mesmo tempo em que já tramita uma nova seleção de agentes para 2024. Atualmente, a Sesau dispõe de 2.057 ACSs.
RECIFE CUIDA – A convocação dos ACSs é fruto do Programa Recife Cuida, que visa ampliar o acesso aos serviços de saúde, qualificar a gestão da rede, fortalecer os recursos humanos, reformar e construir novas unidades, de modo a aumentar a satisfação do usuário do SUS com o atendimento prestado. Ao todo, mais de R$ 400 milhões estão sendo investidos na área até 2024. Desde 2021, mais de 2.500 aprovados em concurso foram nomeados para as unidades de saúde. Também desde 2021, 101 unidades da rede de saúde foram requalificadas; 28 reformas estão em andamento.