NOTÍCIAS

| 29.01.14 - 09h50

Prefeitura inaugura a primeira Upinha 24h do Recife

[caption id="attachment_43156" align="alignleft" width="680"] Unidade de Saúde da Família, que tem o nome do médico Moacyr André Gomes, já está funcionando na Avenida Norte, em frente à Praça do Trabalho. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio entregou aos recifenses, nesta terça-feira (28), a primeira Upinha 24h da cidade, inaugurando um novo padrão no serviço de Atenção Básica de Saúde. Compromisso de campanha do gestor, a unidade já está funcionando na Avenida Norte, em frente à Praça do Trabalho, com o nome do Dr. Moacyr André Gomes, uma homenagem ao médico e homem público que dedicou a vida para cuidar dos que mais precisavam. A Upinha tem capacidade para realizar 10 mil atendimentos ambulatoriais e de urgências por mês. A PCR está finalizando a construção de mais três equipamentos do tipo no Córrego do Jenipapo, Linha do Tiro e Bomba do Hemetério; beneficiando toda a população da grande Casa Amarela.

Até 2016, a Prefeitura entregará 20 Upinhas 24h em toda a cidade, cobrindo os seis distritos sanitários do Recife, sendo três unidades para cada distrito, uma para cada microrregião. Assim como em Casa Amarela, os distritos que abrangem o Ibura terão quatro Upinhas 24h. A construção da unidade inaugurada hoje contou com recursos provenientes do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), do Governo de Pernambuco. R$ 2 milhões foram aplicados na obra e outros R$ 400 mil na compra de equipamentos.

“Com essa Upinha 24h estamos começando o novo não só no bairro de Casa Amarela, não só no Morro da Conceição, mas em todo o Brasil. O modelo que que inauguramos servirá de exemplo para milhares de sonhos. Esse novo foi trazido por gente que acredita no serviço público”, afirmou Geraldo Julio, emocionado com a entrega. “Eu entrei na vida pública porque acredito que dá para fazer melhor pelo povo. Hoje é um dia para cumprirmos um compromisso que assumimos com o povo do Recife. Um dia de tirar do papel e transformar em realidade”, cravou.



A Upinha do Morro da Conceição funcionará 24h para pequenas urgências; já o atendimento ambulatorial será das 7h às 19h. O equipamento, que foi construído em um terreno de mais de dez mil metros quadrados, dispõe de 50 profissionais de saúde, entre eles três médicos da família, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, três odontólogos, três auxiliares de saúde bucal, 18 Agentes Comunitários de Saúde, bem como nove plantonistas (médico, enfermeiro e técnico de enfermagem). A unidade é composta por salas de observação, nebulização, sutura, espaço para coleta de exames e administração de medicamentos.

O prefeito do Recife ressaltou que o serviço médico da Upinha em nada ficará devendo ao dos hospitais particulares do Recife. “Nosso governo está preocupado em oferecer o melhor para os que mais precisam. Na última vez que estive aqui, Luciano (Siqueira) me disse uma frase com os olhos cheios de lágrimas que me deixou muito emocionado. Ele me falou que iríamos entregar não apenas uma unidade de saúde, mas dignidade às pessoas”, afirmou Geraldo Julio.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, garantiu que o dia de hoje ficará marcado na história. “O papel virou concreto e hoje ganha alma com os profissionais que já estão trabalhando. Aqui não é um postinho de saúde que não tem a mínima condição de atendimento, mas um local criado e planejado para atender com respeito e dignidade a população 24 horas por dia. Não existe no Brasil uma Unidade de Saúde da Família (USF) que não fecha as portas às 17h”, assegurou.

[caption id="attachment_43157" align="alignleft" width="680"] A Upinha do Morro da Conceição funcionará 24h para pequenas urgências. Para o atendimento ambulatorial, o horário será das 7h às 19h. (Foto: Andrea Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Representando o governador Eduardo Campos, o secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, afirmou que o maior compromisso da PCR com os Postos de Saúde da Família (PSF) foi firmado a partir da entrega da Upinha 24h do Morro da Conceição. “O PSF é a porta de entrada do atendimento à saúde. E, para ser bem reconhecido, precisa ter uma estrutura como essa. Aqui não encontramos o discurso, mas a prática”, finalizou.

Moradora do bairro de Casa Amarela, Rosilda Brandão, 55 anos, foi a primeira a ser atendida na Upinha 24h. “Gostei da forma como fui recebida aqui, parece até um hospital particular. Depois do medicamento estou me sentindo bem melhor. A Prefeitura do Recife está de parabéns", disse a dona de casa, que sofre de asma e foi liberada 40 minutos após o atendimento.

HOMENAGEM – Falecido em outubro de 2013, Moacyr André Gomes exerceu oito mandatos legislativos, sendo quatro de deputado estadual e quatro de vereador do Recife. O primeiro foi o de vereador da capital, em 1963, antes do Golpe Militar. Após o golpe, em 1970, elegeu-se pela primeira vez deputado estadual e foi reeleito para o cargo por mais três vezes. O seu último mandato político foi o de vereador do Recife, no período de 2001 a 2004.

Presente ao ato, o presidente da Câmara Municipal e filho de Moacyr, Vicente André Gomes, salientou que é muito difícil para um filho aguentar a emoção durante esse tipo de homenagem. “Geraldo fez hoje uma referência de alguém que lutou a vida inteira pela defesa dos mais humildes. Na condição de católico, eu sei que o meu pai está aplaudindo o prefeito de pé no céu”, comentou.