NOTÍCIAS

Mobilidade | 29.01.15 - 16h23

PCR inicia ordenamento do comércio informal na Avenida Conde da Boa Vista

A operação tem como objetivo a melhoria da mobilidade dos pedestres. (Foto: Daniel Tavares/ PCR)



A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), iniciou, na manhã desta quinta-feira (29), o ordenamento do comércio informal da Avenida Conde da Boa Vista, do trecho que vai da Rua José de Alencar até a Rua do Hospício. O objetivo é resgatar a mobilidade dos milhares de pedestres que passam pela via diariamente. Todos os comerciantes foram avisados da ação através de um comunicado oficial distribuído pela Semoc na semana passada. Ficaram no local apenas os ambulantes cadastrados em um processo criterioso realizado ao longo de 2013 e 2014, que serão realocados, até o fim do ano, para centros populares de comércio. A ação contou com o apoio da Polícia Militar, CTTU e Guarda Municipal.

São 50 os comerciantes cadastrados nesse primeiro trecho, num total de 180. Para os que têm permissão para vender na via, foram entregues crachás - que garantem a permanência apenas no espaço designado pela PCR. Eles farão parte do grupo de ambulantes realocados para os quatro terrenos adquiridos pela secretaria – três na Rua da Saudade e um na Rua 7 de Setembro. Os projetos de todos os espaços já estão sendo elaborados e terão uma estrutura organizada para clientes e ambulantes.

Os ambulantes cadastrados, que vão continuar a comercializar na via de maneira provisória, terão de seguir novas regras: o uso do crachá de identificação é obrigatório, para cada cadastro realizado, apenas uma banca de venda será permitida; só um tamanho de equipamento será permitido: 1 m x 1 m e 1,35 m de altura; a comercialização de frutas e alimentos manipulados na hora está proibida, esta última por orientação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE).

É importante destacar que todo o processo de cadastramento foi realizado em 2013, através de rondas constantes dos fiscais de áreas e equipes de triagem designadas especificamente para esta função. Comerciantes tradicionais da área, que trabalham diariamente no local, foram contemplados com o cadastro e terão espaços nos centros de comércio popular. As ações da secretaria são elaboradas sempre levando em conta os pleitos dos comerciantes informais cadastrados que, em reuniões periódicas, são recebidos pelas equipes da secretaria.

ORDENAMENTO DO COMÉRCIO INFORMAL - Além da melhoria do comércio informal na Avenida da Conde da Boa Vista, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) já atuou, desde o começo da gestão, em largos comerciais dos bairros de Beberibe, Água Fria, Afogados, Casa Amarela e Jordão. O ordenamento das áreas e a melhoria da mobilidade para os pedestres beneficiou toda a população.