Três anos de funcionamento da Ouvidoria Geral do Recife foram comemorados hoje pela Prefeitura
A Prefeitura do Recife comemorou na manhã de hoje (29/01), os três anos de atividades da Ouvidoria Geral. A atividade contou com a presença do vice-prefeito do município, Luciano Siqueira, representando o prefeito Geraldo Julio. Criada por meio do Decreto 28.555 de 28 de Janeiro de 2015, a Ouvidoria tem atingido um índice de resolução de 76,65% das de mandas apresentadas. Nesse período, os servidores registraram cerca de 31.500 demandas, com assuntos relacionados às ações de limpeza urbana, mobilidade e controle urbano, trânsito, saúde e finanças.
A Ouvidoria do Recife é referência para os setores públicos e privado. Esse projeto serve de modelo para as futuras equipes, repassando orientações técnicas sobre a implantação do sistema, procedimentos formais e atendimento ao cidadão. O vice-prefeito destacou a importância do trabalho meticuloso e apurado realizado diariamente pela Ouvidoria. "Aqui, nesses computadores, vocês tem um registro real e atualizado das condições do município. Esse material tem um grande potencial para servir de base para os futuros projetos da Prefeitura", destacou.
Em três anos, a Ouvidoria do Recife, através dos seus representantes já realizou e participou de 52 reuniões, 74 visitas técnicas, 11 Ouvidorias Itinerante e 14 eventos na área de Ouvidoria. Além disso, capacitou e orientou a implantação de Ouvidorias nas Prefeituras de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina, Caruaru, Cupira, Rio Formoso e Paulo Afonso (BA), além Câmara de Vereadores de Afogados da Ingazeira e Recife, Faculdade Estácio de Sá, Sport Club do Recife e Santa Cruz Futebol Clube.
Uma pesquisa de satisfação realizada pela equipe da Ouvidoria após a conclusão das manifestações, mostro que mais de 50,85% das pessoas que responderam afirmam que sua manifestação foi parcialmente ou totalmente solucionada. Os canais mais acessados foram o site da Ouvidoria e o fone 0800 281 0040. Ainda de acordo com a pesquisa de Satisfação, 89,99% dos cidadãos acompanham ativamente o andamento do seu registro.
A Ouvidora Geral, Izabela Mendes lembra que o apoio inicial foi importante para implementar os processos e sistemas a serem utilizados. " O nosso trabalho, apoiado por uma equipe comprometida, garante que a Ouvidoria sempre tenha bons resultados", frisou.
A Ouvidoria Geral do Município pode ser acessada pelo site http://ouvidoria.recife.pe.gov.br/. As demandas são registradas e o usuário poder fazer o acompanhamento pela internet. O atendimento também é oferecido por meio da central de tele-atendimento, pelo telefone 0800 281 0040, das 7h às 17h; presencialmente na sede da Ouvidoria Geral do Município, no andar térreo do edifício-sede da Prefeitura do Recife, das 7h às 17h; ou pelo e-mail: ouvidoria@recife.pe.gov.br.