Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação

NOTÍCIAS

Inovação Urbana | 29.01.20 - 19h34

Soluções implantadas nas comunidades do Recife são apresentadas para a população e representantes do Porto de Suape

img_alt

A metodologia do Mais Vida nos Morros, que vem sendo executada há quase quatro anos nas comunidades do Recife, está transformando e inspirando a população de outros municípios. (Foto: Corteia)

 

O Recife vem se tornando referência em soluções urbanas e ambientais, e tem buscado levar o exemplo das transformações que estão acontecendo na cidade para o maior número de pessoas e lugares. Na manhã da última terça-feira (28), o secretário executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, apresentou, no Complexo de Suape, o programa Mais Vida nos Morros, desenvolvido pela Prefeitura do Recife. Na ocasião, estavam presentes o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho, o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, além dos colaboradores e moradores de comunidades da região.

 A metodologia do Mais Vida nos Morros, que vem sendo executada há quase quatro anos nas comunidades do Recife, está transformando e inspirando a população de outros municípios. A apresentação teve como objetivo multiplicar a metodologia do programa para replicá-las em comunidades próximas do Porto. “A ideia é aplicar a metodologia do programa em Suape e fazer a conexão do Mais Vida nos Morros com os municípios da região, adaptando o projeto à realidade de cada lugar e mobilizando as pessoas para que elas sejam as protagonistas da mudança e tomadoras de decisão”, explicou o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho.

 Para o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Carlos Cavalcanti, o programa vai inspirar as intervenções ao longo do ano de 2020, no sentido de conhecer como engajar e multiplicar essa experiência dentro do território. “Nós vamos fazer mutirões na Nova Vila Claudete, Massangana e Vila Nazaré, onde implantaremos os sistemas de ecotecnologias que tem um rebatimento direto na melhoria do espaço físico das comunidades. E vamos utilizar a metodologia de engajamento e embelezamento, já no primeiro mutirão que acontecerá em fevereiro”, afirmou Carlos Cavalcanti.

"É uma felicidade para mim voltar aqui e ter a honra de dividir um auditório animado com amigos e colaboradores de Suape, mas principalmente com moradores de diversas comunidades, que receberão ações semelhantes ao Mais Vida nos Morros. Será a primeira vez que aqui em Pernambuco que o programa será replicado fora do Recife", comemorou Tullio.

O Mais Vida nos Morros, vem se destacando internacionalmente, com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer Foundation. E seu exemplo está inspirando outras cidades que, unindo as pessoas, estão aplicando em outros lugares do Recife e até fora do Estado, como foi o caso de Osasco, em São Paulo, e Maceió, em Alagoas.