Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.01.20 - 15h36

UPAE do Arruda realiza atividade alusiva ao Janeiro Branco

img_alt

As atividades se iniciaram às 8h da manhã com o esclarecimento de dúvidas a respeito da campanha. (Foto: Cortesia)

 

Discutir e divulgar a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. Com esse objetivo, a equipe do setor de psicologia da UPAE do Arruda emocionou os pacientes que esperavam atendimento na manhã dessa quarta-feira (29). Em alusão à campanha Janeiro Branco, os profissionais fizeram a distribuição de material informativo com dicas e cuidados, além de uma pequena dinâmica voltada ao tema. “Levar um conteúdo tão importante para a sala de espera é levar a humanização para além do consultório”, ressaltou a coordenadora geral da unidade, destacou Adriana Bezerra.

“Aqui o atendimento psicológico começa na portaria, na sala de espera do consultório. Como o paciente chega aqui? O que ele deixou em casa? São perguntas comuns e que fazem parte do processo de autoconhecimento. Muitos deles não reconhecem que precisam de um profissional de psicologia, e acham que a ansiedade é um problema cardíaco por exemplo”, explicou a psicóloga da unidade, Laura Ferraz.

As atividades se iniciaram às 8h da manhã com o esclarecimento de dúvidas a respeito da campanha. Logo após, os pacientes participaram de uma pequena dinâmica na qual puderam refletir, ao som de uma canção na voz de uma dupla formada por colaboradoras da UPAE. Para dona Luciana dos Santos, 56 anos, que faz acompanhamento psicológico na unidade, a ação trouxe um alerta sobre a importância em cuidar da saúde mental. ”Não conhecia o Janeiro Branco, estou saindo renovada. Não adianta cuidar do corpo e não cuidar da mente”, disse emocionada, após participar da dinâmica.

Unidade de saúde da Prefeitura do Recife, a UPAE do Arruda é administrada pelo HCP Gestão, Organização Social de Saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.