Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 29.01.22 - 18h15

Prouni Recife prorroga inscrições até quinta-feira (3)

Estudantes têm mais três dias úteis para se candidatar a uma das 92 vagas do programa da Prefeitura do Recife

Em razão da alta procura e sobrecarga no sistema do Programa Universidade para Todos (Prouni) Recife, a Prefeitura decidiu estender o prazo para os estudantes se inscreverem. Conforme explica a resolução publicada no Diário Oficial (DO) do Município neste sábado (29), os jovens ganham mais três dias úteis para realizar a inscrição e poder se candidatar a uma das 92 bolsas oferecidas pelo programa até a próxima quinta-feira (3). Os alunos devem utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, visto que o resultado da prova de 2021 ainda não foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Os interessados que desejem participar do processo seletivo referente ao Prouni Recife 2022.1 devem efetuar o seu cadastro pelo site (www.prouni.recife.pe.gov.br) e escolher sua opção de curso entre os 29 ofertados. Os requisitos são os mesmos: o estudante precisa comprovar renda familiar bruta (per capita) de até dois salários mínimos e ser residente e domiciliado no Recife por, no mínimo, três anos (contados antes da data de inscrição no programa). Além desses critérios, o aluno também não pode ter diploma de nível superior e precisa ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituição de ensino privada na condição de bolsista integral.

A data de publicação dos resultados dos estudantes pré-selecionados para a primeira convocação também deverá ser atualizada e divulgada no DO do Município. De acordo com a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional, pasta responsável pelo programa, o prazo de divulgação será estudado pela equipe técnica. "Estamos trabalhando para que nenhum estudante recifense seja prejudicado. Por isso, decidimos pela ampliação do período de inscrições. Nosso objetivo é otimizar o acesso ao sistema do programa e atender o maior número de jovens possível", declara a secretária Adriana Rocha.

Vale ressaltar, ainda, que serão realizadas novas convocações no prazo mínimo de até 72 horas se o total de vagas por curso, turno e instituições não for preenchido na primeira divulgação dos resultados. Já na hipótese de não se formar turma para os cursos ofertados em cada instituição, será aberta a possibilidade de remanejamento do bolsista em outros cursos afins das áreas de Saúde, Humanas e Exatas.

Outro ponto importante é que a inscrição se estende ao professor da rede pública de ensino do Município de Recife - independente da renda familiar per capita. Os cursos disponíveis são os de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.

 

 

ASSUNTOS: