Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 29.01.23 - 18h10

Eleitos Rei e Rainha do Carnaval do Recife 2023

img_alt

Brhunno Henrique e Mayara araújo passam a ser novas majestades do ciclo momesco e já começam agenda de compromissos reais neste sábado (28). (Foto: Marcos Pastich/PCR)


Quartel General do Carnaval do Recife, o Pátio de São Pedro vivenciou uma noite de sexta repleto de fãs da Cultura Popular, saudosos de carnaval e também de torcidas acirradas para a finalíssima do concurso mais disputado das prévias: o de Rei e Rainha do Carnaval do Recife. Ao final da cerimônia, os vencedores foram Brhunno Henrique, e Mayara Araújo, que receberam faixa, cetro e coroa das mãos das majestades do Carnaval de 2020, Marcone Santos e Ruanna Oliveira. 

No total, desfilaram 10 candidatos a rei e 15 candidatas a rainha que fizeram evoluções e performances ao som da Orquestra Popular do Recife sob a batuta do maestro Ademir Araújo, mais conhecido como Formiga. Em palco, os participantes foram avaliados pela sua apresentação, postura cênica e conhecimentos culturais. Os vencedores arrebataram uma premiação de R$ 28 mil cada e reinarão absolutos até o próximo Carnaval. As agendas e compromissos da nova dupla de majestades começa a partir deste sábado, 28. 

Mayara Araújo, bailarina profissional com carreira internacional, revelou emoção dupla ao vencer a disputa e celebrar a comemoração pela vida. “O coração tá aqui apertadinho. A gente se prepara o ano inteiro. Eu sou artista, sou dançarina, mas esse momento é único, o momento de ser coroada rainha e grande representante do Carnaval recifense, que é um Carnaval multicultural e plural, um Carnaval do povo e de resistência”, revela Mayara, que quase perde o concurso ao ser diagnosticada com câncer antes de voltar ao Brasil no último ano após uma turnê internacional. A primeira vez que ela tentou o título de rainha do Carnaval do Recife aconteceu há exatos dez anos. 

Para Brhunno Henrique, professor da Escola Municipal de Frevo, a vitória vem com sabor especial. “Eu sabia que ia chegar o meu momento, e, hoje, ele chegou. Eu estou muito ansioso porque a ausência do Carnaval por conta do período pandêmico só valida ainda mais a nossa emoção. Eu espero que seja um reinado inesquecível”. Diz o rei, que desde 2016 vinha concorrendo ao posto máximo de majestade. Assim como Mayara, que também disputou o título diversas vezes, ele também é prova viva que a disciplina e o empenho em busca de um sonho valem sempre a pena. 

Para a plateia atenta à disputa, a noite também se fez mágica. "Cheguei cedo aqui, desde o começo da premiação. Esse momento todo é muito importante, ver a nossa periferia aqui, presente. Tava com muita saudade disso tudo, daqui do Pátio de São Pedro. Estarei aqui em tudo que tiver acontecendo", revelou Elizabete Pereira, 70 anos.   

Assim como Elizabeth, Dilma Alvez, 56, fez questão de conferir de perto os candidatos e candidatas. "Nossa, eu estava com muita saudade disso aqui. Gostei de diversos candidatos. Não tive exatamente um preferido porque todos eles foram muito bem. Carnaval faz parte da nossa cultura, eu não poderia deixar de vir aqui". 

Concurso de Passistas movimenta Pátio amanhã e domingo – O pontapé inicial do concurso de passistas no Pátio de São Pedro acontece às 17h deste sábado, 28. No domingo, 29, o evento se repete, no mesmo horário e local. A disputa, promovida pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, celebra e confirma a tradição considerada patrimônio cultural da humanidade, estimulando os próximos passos do frevo, defendido na passarela por várias gerações de recifenses.