Moradores do Habitacional Via Mangue II começam a se mudar
Secretaria de Controle Urbano e Obras organizou mutirão para transportar mobília dos moradores
Sentimento de sonho realizado, foi como descreveu a maioria dos novos moradores instalados no Conjunto Habitacional Via Mangue II, no bairro do Pina, inaugurado nesta terça-feira pelo prefeito João da Costa e a presidenta Dilma Rousseff. Os dois conjuntos de moradias da Via Mangue entregues contam com investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, na soma de R$ 34,2 milhões.
A mudança dos proprietários do bloco “E” aconteceu nesta terça (29) e contou com o apoio logístico da Prefeitura do Recife (PCR) através da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e da empresa de Urbanização do Recife (URB). Com um efetivo de 70 homens a Dircon atuou no transporte da mobília dos moradores, utilizando para isto cinco caminhões. Já a URB deslocou uma equipe de dez funcionários da Diretoria de Assistência Social e Coordenadoria Executiva de obras para realizar o serviço administrativo com a entrega das chaves aos contemplados com os apartamentos. Além da chave, cada morador recebeu o Contrato de Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), documento que valida a responsabilidade pelo bem adquirido através da PCR.
A vendedora de tapiocas, Helena Luciana dos Santos, de 57 anos, comemorava a mudança para o apartamento 208. Ela vai morar com o filho de 23 anos e afirmou estar vivendo um sonho. “Passei por muitas dificuldades na comunidade do Pantanal, sofri com insetos e ratos que entravam na minha casa, agora terei um quarto só pra mim e outro para meu filho, antes residia em um cômodo apertado”, desabafa. Já a aposentada Maria da Conceição da Silva, 71, morou cerca de 20 anos em palafitas, disse que por viver literalmente na maré contraia muitas doenças. “Este foi o melhor presente que recebi da Prefeitura do Recife, tenho a certeza que vou viver com minha família por aqui muitos e muitos anos”, ressaltou.
A mudança dos moradores das palafitas para o Habitacional II será realizada por etapas, sendo dedicada uma semana para cada bloco. Neste primeiro dia, 32 famílias ocuparam os apartamentos do Bloco “E” do Habitacional Via Mangue II.
Habitacionais Via Mangue I e II:
O Habitacional Via Mangue I, já concluído, fica na Rua Jamil Asfora 160, no bairro do Pina e vai receber 320 famílias das comunidades Combinado, Beira-Rio e Pantanal. No total, o conjunto conta com 10 blocos, divididos em 32 apartamentos de 40 m² cada. São dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço, contando também com sistema de abastecimento dágua, rede de esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem do sistema viário, centro comunitário, campo de futebol, parque infantil, 10 boxes comerciais, guarita e iluminação pública e estacionamento com 78 vagas.
O Habitacional Via Mangue II, onde aconteceu a cerimônia de inauguração pelo prefeito João da Costa e a presidenta Dilma Rousseff, fica na Rua Amador Bueno, 170, também no Pina. O local recebe moradores das comunidades removidas de ocupações na Xuxa, Paraíso e Deus nos Acuda. Neste conjunto foram inaugurados 320 apartamentos de 40m² divididos em 10 blocos. Os apartamentos do conjunto também contam com dois quartos, cozinha, sala, banheiro e área de serviço dispondo de sistema de abastecimento dágua, rede de esgotamento sanitário, pavimentação e drenagem do sistema viário. A área externa dispõe de parque infantil, campo de futebol, 10 boxes comerciais, centro comunitário, guarita e iluminação pública, um estacionamento com 89 vagas, campo de futebol, ruas e calçadas.
Com a inauguração das duas unidades do Via Mangue, a PCR conclui a entrega de 992 moradias que compõe os três habitacionais da Via Mangue.