Seel capacita educadores com a metodologia Uerê-Mello
Gestores, coordenadores pedagógicos e professores de 36 escolas da Rede Municipal de Ensino receberam a formação
Por Edgar Lima
A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), realizou, na tarde desta quarta-feira (29), o último dia de formação na metodologia Uerê-Mello direcionada a educadores de 1º e 2º Ciclos da Rede Municipal de Ensino. A capacitação tem o objetivo de implementar as práticas do Projeto desenvolvido pela Profª Dra. Yvonne Bezerra de Mello nos anos iniciais da Rede Municipal do Recife, e reuniu 23 gestores, 18 coordenadores pedagógicos e 187 professores do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) de 36 escolas municipais.
Com o tema, “Planejamento e Metodologia do Projeto Uerê-Mello nos anos iniciais do Ensino Fundamental”, a formação aconteceu no auditório do Centro Administrativo Pedagógico da Secretaria de Educação (CAP), na Ilha do Leite, desde a última segunda-feira (27). “Quando educamos uma criança, devemos pensar lá no futuro; que tipo de cidadão estamos ajudando a construir”, lembrou Yvonne, que veio do Rio de Janeiro para ministrar o curso. Segundo Mariza Augusta, gerente de 1º e 2º ciclos da Seel, entre os meses de outubro e novembro de 2011, 30 escolas da Rede Municipal já haviam aderido à proposta de ensino do Uerê. “A partir da participação massiva podemos sentir o impacto dessa metodologia”, revela a gerente.
Durante a formação, que teve uma carga horária de 24 horas/aula, os educadores trabalharam o dimensionamento do fazer pedagógico diferenciado para estudantes com bloqueios cognitivos, visando à implementação de atividades e estratégias relacionadas à melhoria do raciocínio lógico, da oratória e da psicomotricidade relacional através da otimização do tempo. “Pude observar que as atividades propostas surtiram muito efeito após alguns meses de adaptação do método nos alunos da sala em que dou aula”, partilhou a professora Severina Maria, da Escola Municipal Diná de Oliveira.
O Projeto Uerê-Mello é uma metodologia de ensino destinada a crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem. Ele é resultado de mais de trinta anos de pesquisa em diversos países e com 2.250 crianças nas ruas e favelas na cidade do Rio de Janeiro. A metodologia melhora ou resolve os problemas apresentados por crianças e adolescentes que apresentam dificuldades em áreas cognitivas como associações, comportamento, escrita/interpretação textual, foco/atenção, leitura, linguagem/oralidade, lógica do pensamento, matemática, memória, raciocínio analítico e rapidez de raciocínio.