Recife Antigo de Coração garantiu diversão, neste domingo
A volta do Recife Antigo de Coração, neste domingo (28), foi também um grande encontro no bairro mais antigo da cidade. Pessoas de todas as idades, gostos e estilos se reuniram e celebraram o retorno do projeto da Prefeitura do Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer.
Quem já se acostumou a colocar o projeto na programação mensal estava com saudades. Como a auxiliar de serviços gerais Vera Lúcia, de 42 anos, que foi ao Bairro do Recife com o neto Mateus William, de 4 anos. "Moramos em Afogados e a gente sempre vem pra cá. Além de ser super central, é cheio de atividade, tudo de graça. Eu trago meu neto pra ele brincar e fazer amizades. É sempre divertido", disse. No polo infantil, além das camas elásticas e pula pula, teve futebol de botão e exposição de álbum de figurinhas.
A programação contou ainda com bastante atividade esportiva. Teve vôlei, futebol, handebol, parkour, basquete, badminton, slackline, patinação e aluguel de bike. O sorriso no rosto não escondeu a alegria do pequeno Túlio Nascimento, de seis anos. Acompanhado pelos pais, a empresária Tula Rouse e o servidor público Flávio Nascimento, ele ainda levou um amiguinho para curtir o projeto. "Eles já brincaram demais. Foram no pula pula, andaram de patins e agora vamos andar de bicicleta", contou Tula. Moradores de Olinda, esta foi a primeira vez que vieram ao Recife para conhecer o Recife Antigo de Coração e o único arrependimento foi de não terem vindo nas edições passadas. "Adorei demais, com certeza em março estaremos aqui novamente. É realmente imperdível, tudo muito legal".
Na Avenida Rio Branco, o Recife Recebe apresentou o município de Olinda com informativos e curiosidades sobre a cultura dessa cidade que é Patrimônio Mundial da Humanidade, título concedido pela UNESCO em 1982.
Teve também exposição de carros antigos; informativos sobre o enfrentamento ao mosquito aedes aegypti; e estande para informações sobre as doenças raras, lembrado em mais de 60 países no dia 29 de fevereiro. A Ferinha do Bem também foi dedicada às entidades voltadas para as doenças raras como a AMAR, Grupo Periferia e Cidadania, Instituto Baresi, Grupo Sarah Vem pra Pernambuco, Livremente e outros.
Fiel ao Dançando na Rua, que acontece na praça do Arsenal, o funcionário público Napoleão Rodrigues, de 47 anos, disse que além de gostar de dançar, também não deixa de passar pelos outros polos do projeto. "Venho com toda minha família. Minha mãe, minha filha, minha neta, estão todos aqui curtindo o Recife Antigo de Coração. A gente não perde nenhuma edição", afirmou.
No Marco Zero, principal cenário para as apresentações culturais, Adriana B comandou o Show do Bem, ação social para promover instituições sem fins lucrativos. À tarde teve o Clube do Samba, com Karyna Spinelli, e muito forró com Pecinho Amorim.
O Recife Antigo de Coração teve início em março de 2013 e acontece sempre no último domingo do mês.