Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 29.03.18 - 15h53

Terça-feira (3) será dia de visita-jogo, sarau e roda de conversa no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Atividades são gratuitas e oferecidas pelo Projeto Teatrando!, idealizado pela Prefeitura do Recife e executado pelo IDG, com patrocínio do Santander, através da Lei Rouanet (Foto: Wesley D’ Almeida/PCR)

 

O Teatro de Santa Isabel, um dos mais antigos e bonitos do Brasil, convida para uma visita. Até o mês de agosto, toda terça-feira será dia de programação gratuita para quem estiver em busca de intimidade com o teatro e com a cultura. No próximo dia 3, das 15h às 21h, o Projeto Teatrando!, de educação patrimonial, vai oferecer uma diversificada programação, que começa com uma visita pelas instalações do equipamento, misturando teatro e jogo num enredo único, segue com um sarau e termina com debate sobre o teatro e seus públicos 

Idealizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação será executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, com patrocínio do Santander através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91).

Na próxima terça-feira, a programação do Teatrando! será marcada pela estreia de duas novas atividades: os saraus e os Diálogos. A partir das 19h, no Salão Nobre do teatro, o sarau inaugural contará com a presença do Quarteto Encore, grupo camerístico formado por quatro músicos,cujo repertório transita entre músicas eruditas e populares.

Em seguida, o público poderá participar da primeira sessão dos Diálogos, rodas de conversa que terão sempre a arte como tema, a partir de diversas perspectivas. O assunto discutido no primeiro encontro será: O teatro e seus públicos – Onde estão? Os debatedores serão a produtora Paula de Renor e o gestor de Teatro de Santa Isabel, Romildo Moreira.

Antes de tudo isso, a partir das 15h, será realizado o Proscenium!, experiência imersiva e teatralizada pela história do equipamento. Durante quase duas horas de visita, os participantes viverão uma verdadeira aventura Santa Isabel adentro, levados por um enredo que mistura ficção, história e jogo, conduzindo os convidados por diversos cômodos, inclusive aqueles que raramente são abertos ao público, como o sótão e os bastidores do palco.

O elenco é formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. O roteiro é de Analice Croccia, Célio Pontes e Quiercles Santana e a direção geral leva as assinaturas dos dois últimos: Célio Pontes e Quiercles Santana.

Além de contar importantes fatos que ocorreram no teatro, o elenco irá propor desafios para os participantes, que serão divididos em três grupos para resolvê-los. A visita é gratuita e a indicação etária é para todos os públicos, dos 10 anos em diante. Os interessados podem realizar a inscrição pelos telefones 3355-3323 ou 3355-3324.