Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.03.19 - 18h12

PCR realiza mutirão de testes de tuberculose na Upinha do Ibura

img_alt

Agentes Comunitários de Saúde também foram às ruas para realizar teste do escarro com os moradores. (Foto: Cortesia)

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) da Prefeitura do Recife realizou, na manhã desta sexta-feira (29), mais uma ação para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no último domingo (24). O local escolhido foi a Upinha UR-4/UR-5, no bairro do Ibura, onde as pessoas receberam orientações sobre os sintomas e as formas de prevenção e contágio da infecção; puderam fazer teste rápido de HIV e ainda realizaram testes de escarro e de Mantoux, usados para diagnosticar a doença.

Cerca de 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da área também foram às casas dos moradores para identificar pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas para passar informações e investigar a possibilidade de estarem com tuberculose. “No Recife, nós realizamos ações de enfrentamento da tuberculose durante todo o ano. Divulgamos para a população a necessidade da identificação precoce dos sintomas e da busca por atendimento num posto de saúde porque a tuberculose tem cura e o tratamento é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma totalmente gratuita”, explicou a coordenadora do Programa de Controle de Tuberculose do Recife, Silvana Lira.

A morada do Ibura Maria José de França Pereira, 60 anos, e os três netos, de 6, 9 e 10 anos, tiveram contato direto com uma pessoa diagnosticada com tuberculose e por isso foram encaminhadas para a Upinha UR-4/UR-5 nesta sexta. “Há três meses, a minha filha estava tossindo muito e tendo febre. Fizemos até exame particular e ninguém descobria o que era. Depois disso, fomos para um hospital público e lá realizaram um raio-x e viram que ela está com tuberculose. A médica passou os remédios e, nessa quinta, minha filha iniciou o tratamento. Ela disse que eu e os meninos devíamos vir para a Upinha, para fazer o teste e saber se estamos com a doença também”, comentou.

Os sintomas mais comuns são tosse, febre, perda de peso, cansaço, dor no peito, suor noturno e falta de apetite. O tratamento da tuberculose é feito com antibióticos e tem duração de seis meses. É importante frisar que, mesmo apresentando melhoras imediatas, o paciente deve concluir todo o ciclo. “O fato de não ter mais os sintomas é diferente da cura. Infelizmente, interromper o uso das medicações pode fazer com que o corpo crie uma bactéria resistente, mais difícil de ser combatida, e ainda pode levar à morte”, reforça Silvana.

A tuberculose aparece comumente no pulmão, mas também pode afetar ossos, rins, olhos e meninges. Ela tem transmissão aérea, ou seja, de contágio muito rápido e fácil pelo convívio diário com uma pessoa que contraiu a patologia, seja em casa, no trabalho ou na escola. Por isso, é importante avaliar também a população que convive com quem teve a doença e pode ter a infecção latente, que é quando a pessoa tem a bactéria (Bacilo de Koch), não apresenta os sintomas e nem transmite a doença, mas em qualquer momento da vida que a imunidade baixe, poderá adoecer.

SEMINÁRIOS - Mais de 600 profissionais da rede municipal de saúde passaram por capacitações promovidas pela Secretaria de Saúde do Recife sobre o desenvolvimento de ações de controle e prevenção da tuberculose, nas últimas terça (26) e quarta-feira (27), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, na Madalena. 

Para atender as doenças negligenciadas transmissíveis como tuberculose, hanseníase, filariose e geo-helmintíase, a Prefeitura do Recife criou, em 2013, o programa Sanar Recife, que promove o enfrentamento das doenças por meio de estratégias de prevenção e tratamento. O programa da Sesau faz assessoramento de unidades de saúde, acompanhamento e tratamento de casos, investigação, fortalecimento da assistência laboratorial, da rede de atenção básica e promoção de ações de educação em saúde.