Secretaria-executiva de Juventude

NOTÍCIAS

Juventude | 29.03.22 - 17h48

Prefeitura do Recife divulga nova pesquisa para mapear perfil do jovem empreendedor

img_alt

A Pesquisa "Juventude + Inovadora" é uma iniciativa da Secretaria Executiva de Juventude para obter informações sobre o jovem empreendedor recifense e firmar parcerias para atender demandas mapeadas (Foto: Marcos Pastich/PCR)

Jovens recifenses de 18 a 29 anos são convocados pela Secretaria Executiva da Juventude do Recife (Sejuv) a participarem da 2ª edição da Pesquisa "Juventude + Inovadora", cujo objetivo é mapear as demandas e perfis da juventude em relação às demandas de cursos profissionalizantes e empreendedorismo. A pesquisa está disponível no link https://bit.ly/PesquisaSejuv2022 e pode ser acessada também pelo site da Prefeitura do Recife (www.recife.pe.gov.br) ou pelo perfil oficial da Sejuv no Instagram (@sejuvrecife). O lançamento da nova Pesquisa "Juventude + Inovadora" faz parte da 5ª Semana Municipal da Juventude, que está sendo realizada desde o dia 23 de março e segue até o dia 30. A Semana Municipal da Juventude é instituída no Calendário Oficial do Recife, conforme a Lei Nº 18.709/2020.

 

Para o mapeamento, a Sejuv conta com um formulário que traz questionamentos sobre qual curso o jovem teria interesse em participar, podendo ser na área de empreendedorismo, marketing, finanças e inovação. Além disso, as questões ainda buscam obter o perfil social do jovem que já empreende ou que aguarda alguma oportunidade, solicitando informações sobre orientação sexual, idade, bairro e escolaridade.

 

"Em contato com a juventude ao longo de 2021 e a partir de iniciativas como o Mês da Juventude, realizado em agosto, realizamos cursos e parcerias. Dessa forma, lançamos agora uma nova pesquisa para mapear novamente como se comporta o jovem empreendedor recifense. Nosso intuito é atingir mais perfis e seguir em busca de promover novas parcerias e mais ações para contemplar as demandas", ressaltou Marcone Ribeiro, secretário executivo da Juventude do Recife (Sejuv).

 

Além da parceria com o SEBRAE-PE, no Programa Recife + Inovadora, a Sejuv firmou diversas outras, em 2021, com o intuito de oferecer cursos gratuitos de qualificação profissional para jovens empreendedores ou para jovens que querem realizar o sonho de abrir o seu próprio negócio. Uma delas foi a parceria com a DIO (Digital Innovation One), que oferece cursos gratuitos e trilhas de aprendizagens na área de Tecnologia da Informação, além de dar oportunidades para os jovens participarem de seleção de estágios em grandes empresas da iniciativa privada.

 

Outra importante parceria da Sejuv foi com a  Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) do Brasil e Fundação Roberto Marinho, que lançou a Escola Virtual de Economia Criativa co.liga. A co.liga pretende viabilizar cursos e outras soluções visando o mercado de trabalho, proporcionar conteúdo educacional desenvolvido por profissionais do mercado, além de oferecer mentores para apoiar a formação dos estudantes.

 

É importante ressaltar que iniciativas como garantia de cursos profissionalizantes e formação na área de empreendedorismo constam no plano de ações previstas no Plano Municipal de Juventude, firmado pela Lei número 18.279/2016. Para conhecer o plano de ações bianual do Plano Municipal de Juventude, acesse o arquivo (.pdf) por meio do link: encurtador.com.br/acgjA.