Secretaria de Política Urbana e Licenciamento

NOTÍCIAS

Mobilidade | 29.03.23 - 20h55

Prefeitura do Recife realiza investimentos em rede semafórica

img_alt

Modernização dos semáforos inclui compra de 200 novos controladores, equipamentos de onde se opera o funcionamento dos sinais de trânsito, e 200 novos nobreaks, que atuam como fonte auxiliar de energia, somando, assim, 260 equipamentos que podem funcionar por até três horas após a falta de energia elétrica (Foto: Josenildo Gomes/CTTU)

Para garantir a mobilidade e melhorar a fluidez do trânsito na cidade, a Prefeitura do Recife está investindo em sua rede semafórica e as mudanças incluem a aquisição de 200 novos controladores semafóricos, equipamentos de onde se opera o funcionamento dos sinais de trânsito, e 200 novos nobreaks, que atuam como fonte auxiliar de energia, somando, assim, 260 equipamentos que podem funcionar por até três horas após a falta de energia elétrica. Essa ferramenta é importante, principalmente, em períodos chuvosos, quando as falhas na distribuição de energia elétrica são mais comuns. Além disso, toda a rede semafórica do Recife terá a comunicação por cabos extinta. A comunicação entre os equipamentos será feita pela rede GPRS 4G, que possibilita maior estabilidade na sincronização da rede semafórica. Através do sistema, também será possível à Central de Operações de Trânsito da CTTU (COT) identificar possíveis instabilidades na rede e atuar de forma remota na regularização.

A primeira via a receber os novos controladores será a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, que abriga, além de um alto fluxo de veículos, uma grande demanda de transporte público. Ao todo, 26 novos equipamentos estão sendo implantados nessa via, o que já revela uma melhora na mobilidade. Além disso, espera-se que o tempo de atendimento às demandas que surgirem no local diminuam, isso porque os novos equipamentos revelam aos técnicos da Central de Operações de Trânsito informações mais precisas sobre os defeitos apresentados, que permite aos técnicos uma abordagem direcionada e mais rápida. A previsão é de que, até o primeiro semestre de 2023, os 200 controladores e nobreaks sejam trocados. No total, o investimento será de R$ 30 milhões aplicados até o final do primeiro semestre de 2023. 

Atualmente, a rede semafórica do Recife é controlada por 667 equipamentos, sendo 134 deles já considerados obsoletos, cuja instalação é datada de 1994. Em um primeiro momento serão substituídos 200 destes equipamentos, além de ser realizado o acréscimo de 200 no-breaks, que garantem o funcionamento do controlador e da comunicação ainda que haja a interrupção do fornecimento da energia elétrica por até três horas.

“Os novos controladores tanto vão evitar problemas de falta de sincronismo como defeitos. Além do mais , a modernização possibilitará  melhorias nas programações dos tempos de semáforos para atender às variações  de fluxo de veículos e travessia de pedestres que ocorrem ao longo do período. Isso porque a nossa Central de Operações de Trânsito estará conectada 24h com os equipamentos e nossos técnicos serão acionados automaticamente, além de que a maioria dos problemas poderá ser resolvido remotamente pela própria central de operações”, explica o gerente de tecnologia de trânsito da CTTU, Dalmário Barros.

SEMÁFOROS INTELIGENTES – A implantação dos novos controladores é o primeiro passo que o Recife dá para instalação dos chamados “Semáforos Inteligentes”, ou seja, equipamentos capazes de atualizar a sua programação em tempo real a partir do fluxo de veículos na localidade, garantindo, assim, a fluidez necessária nas vias de acordo com a demanda apresentada. Os novos controladores adquiridos já são capazes de executar o software de semáforos inteligentes. Agora, os técnicos da CTTU realizarão estudos e simulações para aquisição da ferramenta.