Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.03.23 - 21h07

Secretaria de Saúde do Recife lança sistema para aprimorar a qualidade dos serviços da Rede Municipal

img_alt

Nomeado de “Recife Monitora”, a ferramenta faz parte do Programa Qualifica Atenção Básica, lançado no ano passado, com o objetivo de valorizar os servidores e os serviços oferecidos pela Atenção Básica aos recifenses (Foto: Ikamahã/SESAU)

A Secretaria de Saúde do Recife lançou, na tarde desta quarta-feira (29), um sistema de qualidade em saúde que facilita a gestão por resultados no nível de cada unidade da Atenção Básica, com o intuito de certificá-las em diferentes níveis. Com a ferramenta Recife Monitora, será possível estabelecer estratégias contínuas e efetivas para aprimorar a qualidade dos atendimentos. A plataforma faz parte do Programa Qualifica Atenção Básica (AB), lançado no ano passado, com o objetivo de valorizar os servidores e os serviços oferecidos pela AB aos recifenses.

O Recife Monitora terá como base três eixos principais: autoavaliação de equipes de saúde; análise da satisfação do usuário e avaliação do desempenho das equipes. Dessa forma, será possível fortalecer os serviços oferecidos de maneira humanizada e eficaz.

Para conceber a iniciativa, que está sendo realizada em uma parceria entre a Secretaria de Saúde do Recife e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), foi instituído um Grupo de Trabalho composto por gestores da Atenção Básica. A partir disso, foram definidos três eixos avaliativos para o Recife Monitora: o primeiro é focado na avaliação das ações, relações e processos de trabalho, além da estrutura das unidades de saúde; no segundo, são avaliados os atributos da AB, a receptividade e o atendimento; já no terceiro e último, os profissionais da AB vão encontrar um um painel de desempenho que avalia indicadores de saúde nos macrotemas: condições de saúde, ciclos de vida e atributos da atenção primária.

“O monitoramento é uma prática reflexiva de acompanhamento sistemático de informações. Através dele, será possível, por exemplo, conhecer a fundo cada território e, a partir disso, organizar de forma mais acertada a oferta de serviços aos usuários. As Equipes de Saúde da Família (ESF) também vão poder acompanhar de que forma os trabalhos delas estão impactando diretamente naquela determinada comunidade”, explica a secretária executiva de Atenção Básica do Recife, Juliana Martins.

Para operacionalizar o programa, a Gerência Geral de Tecnologia de Informação (GGTI) e a Empresa Municipal de Informática (Emprel) desenvolveram a plataforma virtual onde tanto os profissionais de cada Unidade de Saúde da Família (USF) quanto os usuários poderão realizar a avaliação do serviço. O acesso ao monitoramento da avaliação de satisfação do usuário será feito através de QR Code afixado nas unidades ou via link enviado por whatsapp logo após o atendimento no local.

As equipes avaliadas vão receber uma certificação que pode variar entre excelente, bom, regular, ruim ou insuficiente, de acordo com escores avaliados e critérios estabelecidos pelo manual do programa. “Essa certificação tem o objetivo de identificar o grau de desenvolvimento alcançado pelas equipes a partir  dos critérios apresentados, identificar inconformidades nos processos de trabalho da Rede Municipal e permitir que as equipes e a gestão desenvolvam planos de  aprimoramento e melhoria  contínua”, esclarece Juliana.