NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.14 - 11h50

Trinta e cinco anos da Fundação de Cultura serão celebrados na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores promoverá um Grande Expediente em Homenagem ao aniversário de 35 anos da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), nesta quarta-feira (30), às 16h. Criada através da Lei nº 13.535, de 23 de abril de 1979, a Fundação de Cultura, vinculada à Secretaria de Cultura da Prefeitura do Recife, tem por finalidade promover atividades que visem à difusão, à circulação e à fruição da cultura.

Para o presidente da FCCR, Roberto Lessa, o órgão cumpre seu papel valorizando a grande diversidade cultural do Recife. “A Fundação é importante porque tem o papel de dar visibilidade para a cultura que se faz de forma espontânea na cidade, e para que a população possa desfrutar”, disse.

Para produzir seu trabalho na vida cultural da Capital Pernambucana, a Fundação de Cultura tem como personagens seus 260 funcionários – além de 112 terceirizados – que com o passar dos anos se tornaram fundamentais na história da instituição. “Eu aprendi a trabalhar na FCCR. Entrei com 17 anos de idade, e estou com 52. Foi meu primeiro emprego e estou até hoje”, relata a Assistente Administrativa Maria das Graças Xavier, funcionária desde a criação.

“Aquele cidadão que se esbalda na Semana Pré-Carnavalesca e voa nas asas do Galo nos quatro dias de Carnaval (ô coisa boa!), que gosta de apreciar e, mais ainda, de ouvir o batuque que faz vibrar a alma quando o maracatu passa na avenida ou, se preferir, o suave estalido da cantiga marcante do arco e flecha dos caboclinhos, que brinca no boi e na la ursa, não imagina o batalhão de profissionais e das muitas horas de trabalho que demandam a produção de um evento que precisa ser um espetáculo!”, afirma Norma Baracho, funcionária desde 1979, atualmente na Gerência de Literatura e Editoração.

Para Sued Silva, atualmente no setor de Serviço do Patrimônio, funcionário desde a fundação da instituição, o que mais o marcou nos 35 anos foi a evolução da cultura. “A evolução do Carnaval, do São João, dos trabalhos aos quais a FCCR tem se dedicado... A maior experiência é ver a evolução da produção que a Fundação tem empreendido em todos os eventos”, finaliza.

No último domingo, o Recife Antigo de Coração, que agrega diversos tipos de atividades e garante diversão para toda a família, foi realizado também em homenagem aos 35 anos da Fundação de Cultura. Na ocasião, houve doação de mais de 500 livros, com o intuito de estimular a leitura dos cidadãos, e também foram distribuídas 150 mudas de árvores da Mata Atlântica, com o objetivo de conscientizar a população em relação ao cuidado com o meio ambiente.