NOTÍCIAS

Administração | 29.04.15 - 14h55

Abre e fecha no feriado do Dia do Trabalhador

Os serviços e órgãos da administração oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão neste feriado do Dia do Trabalhador, na sexta-feira (1). Na segunda-feira (4), o atendimento volta a funcionar normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também funciona no horário normal, das 8h às 13h.

A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará nas ruas no feriado e no domingo, e o Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, também funcionará durante o feriado. O Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado, estará de portas abertas para receber os visitantes no feriado.

Confira abaixo mais do abre e fecha:

MERCADOS E FEIRAS – Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, na próxima sexta-feira (1º), a Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que haverá mudança no horário de funcionamento dos mercados públicos, que será das 6h às 13h. O Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates (Camelódromo) e o Mercado das Frutas não funcionarão. As feiras livres dos bairros acontecem normalmente.

MULHER – Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados durante o feriado do Trabalhador. No entanto, o Liga, Mulher, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do Liga, Mulher é o 0800 2810107.

EDUCAÇÃO – As escolas e creches municipais estarão fechadas na sexta-feira (1º).

EMPREGO – Todos os postos do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda funcionarão normalmente segunda-feira (4) e estarão fechados na terça-feira (1º).

ASSISTÊNCIA - Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão, exceto as casas de acolhida e a abordagem social noturna, porque funciona em regime de plantão.

TURISMO E LAZER – No feriado do próximo dia 1º, as Academias Recife não funcionarão. Mas no sábado (2), o expediente será normal nos 13 equipamentos espalhados pela cidade. Quem quiser passear pela Ciclofaixa de Turismo e Lazer, o percurso estará disponível das 7h às 16h, cortando mais de 30 bairros ao longo de um percurso de 36,5 quilômetros de faixas exclusivas que desembocam no Marco Zero. No domingo (3) também tem Ciclofaixa.

CULTURA – Nesse feriadão do Dia do Trabalhador, alguns equipamentos culturais da Prefeitura do Recife estarão à disposição do público para visitação. É o caso do Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José. O equipamento, que tem um rico acervo sobre a história da cidade, estará aberto na sexta-feira (1º) e no sábado (2), no horário das 9h às 17h. Já o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães - MAMAM abre no sábado (2) e no domingo (3), no horário das 13h às 17h.

O pessoal da zona norte do Recife poderá aproveitar o feriadão para passear no Sítio Trindade, em Casa Amarela. O espaço vai estar aberto de sexta a domingo, no horário das 5h às 19h.

ADMINISTRAÇÃO – A Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas informa que no dia 1º de maio os serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão.

Na segunda (4), o atendimento funciona normalmente das 8h às 17h na Reciprev e Saúde Recife e no edifício-sede da Prefeitura. O Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) também funciona no horário normal, das 8h às 13h.

SAÚDE – As três Upinhas 24h – Unidade de Saúde da Família Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) estarão abertas 24 horas, para as pequenas urgências e atendimento dos casos suspeitos de dengue para as áreas de abrangência. Já as Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Tradicionais estarão fechadas na sexta-feira (1º).

Nas Maternidades Municipais Professor Barros Lima, Professor Bandeira Filho e Professor Arnaldo Marques será disponibilizado atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho, Agamenon Magalhães, Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura estarão funcionando normalmente.

Para vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade vai funcionar das 8h às 12h, durante o feriado, com demanda espontânea.

Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias (Asaces) vão estar de plantão no sábado (2) e domingo (3), das 9h às 17h, para o controle dos focos do mosquito da dengue. A ação ocorrerá em todos os oitos distritos sanitários da cidade. O serviço para atender as demandas de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, poderá ser acionado por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos e epidemias poderá ser acionado por meio dos números 9488-6375 e 0800.201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde.

JARDIM BOTÂNICO - O Jardim Botânico do Recife, no bairro do Curado, estará de portas abertas para receber os visitantes, nesta sexta-feira (1º), Dia do Trabalhador. Com 10,7 hectares de Mata Atlântica, a reserva funcionará no feriado, das 9h às 15h30. O mesmo expediente vale para o final de semana.

A visitação, na sexta, estará restrita às áreas calçadas do parque, por conta da redução da equipe no feriado. O roteiro inclui passeios por sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Jardim Sensorial e Tropical. Já no sábado e domingo, além conhecer os jardins internos, o público poderá participar de trilhas monitoradas, com saídas às 9h30, 10h30 e 14h. Os grupos são formados por guias na portaria da reserva. Para participar da atividade, a idade mínima recomendada é de 10 anos. Também é necessário o uso de calça comprida e sapato fechado.

As trilhas com grupos de 10 a 30 pessoas precisam ser agendadas pelo telefone 3355.0000 ou 3355.0002. O visitante deve levar água e lanche. A entrada no parque é franca.