NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.15 - 16h55

Feira da Dança movimenta o Museu da Cidade do Recife

Evento marca as comemorações pelo Dia Internacional da Dança na cidade. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

O Dia Internacional da Dança está sendo celebrado no Recife com diversas atividades centralizadas na primeira Feira da Dança de Pernambuco. O evento realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, com a parceria da sociedade civil, acontece no Museu da Cidade, localizado no Forte das Cinco Pontas, no bairro de São José.

Esta foi a primeira edição do evento que contou com atividades diversas, tais como, aulas gratuitas, mesas redondas, apresentações de grupos e exposição de produtos. A ação foi voltada para o público que faz e consome a dança na cidade. Para a gerente de Dança do Recife, Mônica Lira, o dia foi de celebração entre as pessoas que atuam na dança no estado. “Hoje é um dia para celebrar. A feira teve um caráter inovador, porque ela nunca havia ocorrido no Recife com essa proposta de integrar todo o pessoal da cadeia da Dança. Ela funcionou como uma grande vitrine pra nós”, destacou.

A Feira da Dança em Pernambuco é resultado do projeto DDDança que surgiu no 2º Encontro Anual de Artes Cênicas, realizado pela Prefeitura do Recife, através da Secult e da FCCR. O projeto é uma realização do poder público junto com artistas, produtores, pesquisadores e professores, que participaram ativamente da montagem da programação do evento. Para um dos participantes do DDDança, Marcelo Sena, essa parceria está sendo muito importante. “Ela é importante por unir Prefeitura e sociedade civil numa proposta de dar maior visibilidade à dança, bem como, começar a entendê-la como uma cadeia produtiva, de economia da cultura”, afirma Marcelo.

Uma das programações que mais chamou a atenção do público foram as oficinas de dança, realizadas ao longo do dia. A bailarina Laís Priscila aproveitou pra curtir as aulas e não escondeu sua satisfação com o evento. “Essa feira deu super certo. Foi uma oportunidade bacana das pessoas que fazem dança poderem se encontrar no mesmo espaço, conhecer outros ritmos, com professores renomados. Achei sensacional.” Entre as aulas que foram realizadas estavam as de jazz, introdução ao flamenco e de sapateado.

O pátio do Museu da Cidade do Recife foi tomado pela Feira da Dança, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer diversos projetos de dança da cidade e, também, comprar produtos diversos. À tarde foi apresentado o Mapeamento da Dança, projeto desenvolvido através de termo de cooperação técnica entre a Funarte, o Ministério da Cultura e a Universidade Federal da Bahia e que pretende fazer um levantamento da dança em oito capitais brasileiras de cinco diferentes regiões, entre elas, o Recife.

A programação da Feira de Dança do Recife prossegue até às 21h com a realização de mesas redondas e apresentações artísticas.

Dia da Dança - Comemorado desde 1982, como o Dia Internacional da Dança, a data 29 de abril foi instituída pela UNESCO em homenagem ao mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), importante personalidade que se destacou na história da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época. Um dos maiores objetivos destas comemorações é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo a fornecerem melhores políticas públicas voltadas ao setor.

Comemoração ao Dia Internacional da Dança no Recife
1ª Feria da Dança de Pernambuco
Quando: quarta-feira, dia 29 de abril
Horário: das 9h às 21h
Local: Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, bairro de São José.

Programação até às 21h:
16h às 18h - Roda de Conversa: "Pra você da Dança, como acessar recursos públicos?"

18h às 18h30 - Mostra de Vídeos

18h30 às 20h – Início das apresentações artísticas.
No palco armado no Pátio do Museu.

19h às 20h - Aula do Vias da Dança - Jazz com Heloísa Duque

20h às 21h - Aula de Introdução ao Flamenco - com Laura Herrero