NOTÍCIAS

Cultura | 29.04.15 - 15h34

Prefeitura incentiva educação financeira para crianças e familiares

O Recife é a primeira cidade a receber o programa "Sonhar, Planejar, Alcançar", que visa a orientar as pessoas sobre a administração do seu dinheiro. (Foto: Lu Streithorst/PCR)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, nesta quarta (29), uma formação destinada a professores, coordenadores e gestores de onze unidades de ensino da rede municipal, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Educadores Professor Paulo Freire, localizada na Madalena. O encontro Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias teve como objetivo incluir a educação financeira na vida das crianças e de seus familiares. Tópicos como consumo consciente, economia, poupança e partilha foram abordados.

O projeto é uma criação da empresa nova-iorquina Sesame Workshop, em parceria com a MetLife Foundation, patrocinadora do evento, onde escolheram 10 países para realizar essa formação. O Brasil, um dos países escolhidos, apresentará o programa para três estados: Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais. A capital pernambucana é a primeira cidade do país a receber a formação, sendo considerada a melhor base para a realização do programa. A TV Cultura e o grupo DSOP Educação Financeira apoiam o projeto e colaboraram com a produção dos conteúdos.

De acordo com Luciana Menezes, diretora pedagógica do DSOP, o evento busca promover o fortalecimento financeiro das famílias, por meio de mudanças relacionadas à administração do próprio dinheiro, desejos e consumo consciente. “Esse programa busca fortalecer as famílias e as comunidades escolares. O Recife é pioneiro ao receber essa formação e a Prefeitura se mostrou bem disponível ao ouvir a proposta”, declara.

A inadimplência é resultado do ciclo do endividamento não consciente. Para Sílvia Rocha, da Divisão de Alfabetização e Letramento, o problema afeta a qualidade de vida de todos os membros de uma família e se reflete, também, no ciclo social dessas pessoas. “É um trabalho que vai envolver não apenas as crianças e professores, mas também a família dentro de um projeto de educação financeira. Não é só educacional e sim, de cunho social”, conta.

Projeto – Sonhar, Planejar, Alcançar: Fortalecimento Financeiro para Famílias é uma iniciativa global que envolve ações em diferentes mídias e o engajamento comunitário em 10 países ao redor do mundo. A ideia é contribuir para que as crianças de 3 a 6 anos e suas famílias identifiquem sonhos, planejem estratégias e entendam que as escolhas cotidianas podem ajudá-las a alcançar suas metas. O principal objetivo é promover uma mudança de comportamento em crianças pequenas e seus familiares, contribuindo para uma nova geração de cidadãos brasileiros que sejam capazes de refletir criticamente sobre as suas necessidades e os seus desejos para consumir de forma consciente.