Secretaria de Meio Ambiente

NOTÍCIAS

Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo | 29.04.16 - 10h18

Encontro Regional Connected Smart Cities - Edição Nordeste foi realizado nesta quinta-feira (28)

img_alt

Evento reuniu gestores públicos, empresários e especialistas da área, no auditório do Banco Central (Foto Inaldo Lins/PCR)

 

Temáticas como o desenvolvimento de cidades inteligentes, inovação, urbanismo, tecnologias da informação e comunicação foram debatidas durante o Encontro Regional Connected Smart Cities - Edição Nordeste, que foi promovido nesta quinta-feira (28), no auditório do Banco Central. O evento contou com seis paineis de discussão  e reuniu gestores públicos, empresários e especialistas da área, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Empreendedorismo do Recife, com realização da empresa Sator. 

O Recife foi escolhido para receber o evento por ter se destacado na primeira edição do ranking Connected Smart Cities, que foi criado no ano passado com o objetivo de mapear as cidades com o maior potencial de desenvolvimento no Brasil, considerando os setores estruturantes para desenvolvimento de cidades inteligentes, e apontou a capital pernambucana em 10º lugar no ranking geral com destaque nas categorias mobilidade e acessibilidade; governança; tecnologia e inovação; e empreendedorismo. 

"Esse é um evento muito proveitoso para a troca de experiências e conhecimento e tem tudo a ver com o que o Recife tem desenvolvido a partir de ações que fazem a nossa cidade olhar para o futuro como o programa Robótica na Escola, o site Dados Abertos, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), entre outras, além de iniciativas consolidadas e de destaque que temos aqui como o Porto Digital, o C.E.S.A.R, o Centro de Informática da UFPE, entre outras", afirmou o secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Recife, Luiz Neto, durante a abertura do Encontro Regional Connected Smart Cities - Edição Nordeste. 

A diretora da Sator, Paula Faria, destacou a importância de realizar o Encontro Regional Connected Smart Cities voltado para a região Nordeste. "O nosso objetivo é promover a discussão, a troca de informações e a difusão de ideias entre o governo e empresas visando que as cidades brasileiras possam se tornar cada vez mais inteligentes". Também participaram da abertura do evento o vice-presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia de Fortaleza, Vasco Furtado; e o presidente da Urban Systems, Thomaz Assumpção.