Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 29.04.16 - 16h47

Saúde em Todo Lugar chega à Imbiribeira

Abertura do Dia D contra Influenza e mutirão de combate ao Aedes aegypti também serão realizados no local

 

O Dia D da 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, o Mutirão de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti e a ação Saúde em Todo Lugar deste sábado (30) acontecem no bairro da Imbiribeira. No local, a Prefeitura do Recife ofertará serviços de prevenção de doenças e promoção à saúde. O evento começará a partir das 8h na Rua Itapeva, por trás da Faculdade Boa Viagem.

À população, serão oferecidos serviços de vacinação contra influenza (para grupos prioritários); mamografia; teste de glicose; aferição de pressão arterial; distribuição de material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis e sobre arboviroses; além de orientações sobre tuberculose, hanseníase e saúde bucal – com distribuição de kits de higiene bucal. Haverá ainda realização de atividades lúdicas como cantinho da pintura, jogo de tabuleiro e trilha.

 

Vacinação – O grupo prioritário que deve receber a vacina contra influenza é formado por crianças de seis meses  a  menores  de  cinco  anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais. “É necessário que estas últimas apresentem uma declaração médica de que precisa receber a dose”, alerta a coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Recife, Elizabeth Azoubel. A vacina também estará disponível em outros 167 pontos, incluindo unidades de saúde da família, upinhas, unidades básicas tradicionais, policlínicas e o Compaz (Alto Santa Terezinha).

 

Mutirão – Ao mesmo tempo, 24 agentes de saúde ambiental e controle de endemias (asaces) e 24 soldados do Exército estarão nas ruas da comunidade para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e tratar os focos do transmissor da dengue, chikungunya e zika. A expectativa é que as equipes vistoriem mais de mil imóveis, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul da cidade, ao longo do dia. Profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana também participarão do trabalho, recolhendo entulhos das ruas.

 

Serviço:

Saúde em Todo Lugar + Dia D de Vacinação contra Influenza + Mutirão de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti

Local: Rua Itapeva, Imbiribeira (por trás da Faculdade Boa Viagem)

Hora: a partir das 8h

Data: 30 de abril de 2016