Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 29.04.16 - 20h10

Servidores da PCR ganham manhã dedicada à saúde

img_alt

Diversos serviços foram oferecidos nesta sexta-feira (29) em alusão ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Orientação nutricional, aferição de pressão, teste de glicemia capilar e avaliação física foram alguns dos serviços oferecidos hoje (29), aos servidores da Prefeitura do Recife em lembrança ao Dia Nacional de Combate à Hipertensão, comemorado no dia 26/04. O evento foi promovido pelas secretarias de Administração e Gestão de Pessoas e de Saúde,visando promover o bem-estar e a qualidade de vida do funcionário municipal.

Pelo menos 500 pessoas participaram da ação. Dentre elas, estava Odete Araújo, de 85 anos. Com mais de cinco décadas de serviço público, ela faz questão de participar de todas as atividades voltadas para o servidor. Hoje, depois de passar por todas as etapas de avaliação, ela descobriu que a glicose estava acima da média. "Daqui já fui direcionada para buscar um médico especializado. Não sabia que estava com esse problema", contou.

Como aconteceu com Odete, os eventos focados na saúde do servidor têm o papel de alertar e orientar, segundo afirmou o secretário da SADGP, Marconi Muzzio. "O programa Servidor de Valor vai ao encontro dos servidores em atividades que valorizam e cuidam das pessoas. Datas comemorativas são importantes para promover a prevenção de doenças como a hipertensão, tão comum entre os brasileiros".

A Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath, referência em atendimentos especiais e medicina alternativa no Recife, estava presente no evento através da especialista em plantas medicinais, Luciana Lima e a professora de Yoga, Eliane Garcia. Elas orientaram os participantes sobre técnicas alternativas para prevenção de doenças e a importância da respiração para equilibrar a pressão arterial.

Praticante de Yoga há 10 anos, Glauce Cavalcanti, aprovou a iniciativa e aproveitou o dia para checar a sua pressão arterial. "Já tomo remédio para controlar a hipertensão faz tempo. A prática da respiração é indispensável para controlar a emoção que está diretamente ligada à alta da pressão", contou.