Defesa Civil - Sedec

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 29.04.22 - 18h34

Defesa Civil do Recife entrega certificados de curso de formação para lideranças comunitárias

img_alt

Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs) capacitaram 21 representantes da sociedade para atuar junto com o poder público na prevenção do risco (Foto: Antônio Tenório/PCR)

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec), concluiu mais uma etapa do processo de sensibilização da população das áreas de risco. Foram entregues, nesta sexta (29), os certificados de conclusão do curso de formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (NUPDECs), que capacitaram 21 lideranças de todas as regiões da cidade para atuar junto com o poder público na prevenção das situações de risco.

A solenidade aconteceu no auditório Dom Hélder Câmara, bloco A da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), em Santo Amaro. “Não se faz Defesa Civil sem a ajuda da população e da sociedade organizada. Precisamos muito das lideranças comunitárias nesse trabalho. É com extrema satisfação que chegamos a esse momento”, afirmou o secretário-executivo de Defesa Civil do Recife, coronel Cássio Sinomar.

Morador do Jordão, Jaílton Cândido da Silva foi um dos líderes comunitários que receberam o certificado. “A formação foi muito gratificante e eu estou muito emocionado. A equipe da Defesa Civil é guerreira, muito dedicada, e precisamos cada vez mais nos unir para salvar vidas. Nós somos a voz e os olhos da Sedec nas comunidades”, afirmou.

O secretário de Governo e Participação Social, Carlos Muniz, parabenizou os concluintes do curso e a equipe da Sedec. “Trabalhei nove anos na Emlurb e sempre tive muito contato com a Defesa Civil. Os técnicos estão sempre prontos para atender a comunidade e dar a resposta adequada”, apontou.  

Também participaram do evento o coordenador da Codecipe, tenente coronel George Vitoriano de Almeida, o gerente da Escola de Defesa Civil de Pernambuco, major Roberto Menezes, a coordenadora do programa Vigidesastres da Secretaria de Saúde, Mariana Siqueira, a coordenadora de Resiliência do ICLEI, Keila Ferreira, e os professores Fábio Pedrosa e Cynthia Suassuna.

O Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC) é uma proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população das áreas de risco. Os Núcleos visam à aproximação da Defesa Civil com as comunidades, por meio do fortalecimento das lideranças na busca da prevenção dos riscos.

AÇÃO INVERNO 2022 - A Prefeitura do Recife está investindo R$ 148 milhões na Ação Inverno 2022, um crescimento de cerca de 50% em relação ao ano passado, incluindo obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco e eliminação de pontos críticos de alagamento, entre outras atividades. Para este ano, dentro da Ação Inverno 2022, estão previstos três NUPDECs, sendo 2 comunitários e 1 escolar.