Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 29.04.22 - 18h32

Parceria entre PCR e Receita oferece serviços para população vulnerável

img_alt

Ponto de Atendimento Virtual (PAV) para serviços da Receita está instalado na Central de Cadastro Único da Prefeitura do Recife e promove a inclusão deste público (Foto: Cortesia/PCR)

A Central de Cadastro Único do Recife passa a contar com um Posto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal. O atendimento acontecerá na sala onde são ofertados os serviços do Expresso Recife, viabilizado através de uma parceria da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, com a Defensoria Pública da União (DPU). O novo serviço funciona das 7h às 15h, na Rua do Imperador, 307, bairro de Santo Antônio.

O novo ponto de atendimento passa a ofertar serviços como emissão gratuita e retificação de irregularidade de CPF para a população em vulnerabilidade e risco social atendida na Central de Cadastro Único do Recife, nos CREAS, nos Centros POP e nas Casas de Acolhida do município. A principal função do PAV na Central é promover a inclusão deste público, que tem acesso limitado aos serviços digitais, uma vez que muitos deles já estão disponíveis de forma online, no site da Receita Federal.

O atendimento no PAV será realizado por servidores municipais capacitados pela Receita Federal. Além disso, um deles será interlocutor direto da Receita Federal e ficará responsável por certificar as solicitações. O treinamento foi realizado no Compaz Miguel Arraes e capacitou 10 servidores municipais neste mês de abril.

EXPRESSO RECIFE - Dentro da Central de Cadastro Único do Recife, funciona o Expresso Recife, que se trata de um serviço oferecido pela Prefeitura do Recife para emissão de 2ª via de RG e Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito. O PAV irá funcionar no Expresso Recife, que fica na Central de Cadastro Único do Recife, na Rua do Imperador, 307, bairro de Santo Antônio.