CRAS contam com mais computadores e sistema específico para os seus atendimentos
Para aprimorar a qualidade do atendimento aos seus usuários, os 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) vão receber 25 computadores. Na manhã desta segunda-feira (29), a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, Ana Rita Suassuna, esteve no CRAS Torrões para receber as primeiras 15 máquinas. Os computadores foram atualizados e adaptados pela Recicle. Cada um deles conta com um sistema que foi idealizado pela SDSDHJPD e desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (EMPREL), para registrar o histórico de cada usuário.
“A gente vai ter um atendimento mais qualificado porque os computadores contam com um sistema novo, específico da Assistência Social. Em vez de preencher fichas em papel, o profissional vai poder registrar e visualizar tudo o que já foi registrado sobre o usuário no sistema, agilizando o serviço”, comentou Ana Rita Suassuna. “Os CRAS são a porta de entrada da Assistência Social, tem o eixo da prevenção. Aqui é trabalhado o fortalecimento do vínculo familiar. A família chega porque está sem acesso a algum documento ou a algum serviço de saúde, por exemplo, pois nós vemos a conexão do usuário com várias políticas. Há um acompanhamento sistemático das famílias em situação de vulnerabilidade social através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)”, explicou ela.
De acordo com o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida, a iniciativa vai beneficiar servidores da Prefeitura e munícipes. “Trata-se de uma parceria entre a Emprel, a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Secretaria Executiva de Transformação Digital e a Recicle, entidade que recicla computadores. A Emprel fez um convênio com a Recicle, e aí os componentes eletrônicos da Prefeitura do Recife podem ser transformados, reciclados, beneficiando entidades e a própria Prefeitura como é o caso agora dos CRAS”, detalhou o presidente da Emprel, Bernardo D’Almeida. O CRAS Torrões está localizado na Rua Ijuí, nº 46, Torrões.
CRAS - Os CRAS são a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) devido a sua capilaridade nos territórios. Recife conta com 14 equipamentos do tipo, que são responsáveis pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social. Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos. O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).
O Serviço de PAIF consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos vínculos, promover o acesso aos direitos, a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social e para a melhoria da qualidade de vida. Por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, o trabalho social do PAIF utiliza-se também de ações culturais para o cumprimento de seus objetivos, de modo a ampliar o universo informacional e proporcionar novas vivências às famílias usuárias do serviço.