Recife amplia pontos de vacinação contra a dengue
Imunizante pode ser encontrado em 69 salas de vacinação espalhadas nos 8 distritos sanitários da cidade
A partir desta segunda-feira (29), a Secretaria de Saúde do Recife amplia os esforços de vacinação contra a dengue, com a abertura de mais 63 pontos de vacinação nas Unidades de saúde espalhadas pelos 8 distritos sanitários da cidade (confira lista completa no link: https://bit.ly/LocaisVacinaContraDengue). Essa expansão visa garantir o acesso facilitado à imunização para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, grupo considerado de maior risco de hospitalização pela doença.Para agilizar a imunização, a Sesau recomenda que os usuários levem um documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão SUS (se tiverem esses dois últimos).
A vacina Qdenga é baseada na tecnologia do vírus vivo atenuado e oferece proteção contra os quatro sorotipos da dengue (1, 2, 3 e 4). "Essa medida representa um avanço importante no enfrentamento das arboviroses no Recife, complementando as ações de controle do vetor e de assistência aos pacientes. Estamos confiantes de que a vacinação contra a dengue terá um impacto positivo na redução da incidência da doença em nossa cidade. A participação ativa dos pais e responsáveis é fundamental para alcançarmos uma cobertura vacinal abrangente", convoca a gerente do Programa de Imunização do Recife, Nádia Carneiro.
Além da vacinação, é fundamental que as pessoas estejam atentas à eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Medidas simples, como a eliminação de água parada em recipientes e a manutenção da limpeza de caixas d'água e calhas, são fundamentais para prevenir a proliferação do vetor.
Em caso de sintomas como febre, dor no corpo e manchas na pele, é importante procurar uma unidade de saúde e evitar a automedicação. Denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas na Ouvidoria do SUS, no app Conecta Recife ou no site da Prefeitura do Recife.
DUAS DOSES - O esquema vacinal é composto por duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, permitindo que o sistema imunológico se fortaleça progressivamente contra os sorotipos do vírus. A vacina Qdenga se baseia na tecnologia do vírus vivo atenuado, contendo os quatro sorotipos (1,2,3 e 4) do vírus da dengue. O imunizante segue o mesmo princípio das vacinas atenuadas já conhecidas, como as tríplice viral, febre amarela e contra a catapora, proporcionando uma resposta imunológica eficaz.
ORIENTAÇÕES GERAIS E DADOS – O mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, precisa de água parada para se reproduzir. Então, é fundamental eliminar qualquer possível criadouro em sua casa e no entorno. Algumas dicas importantes são cobrir pneus e garrafas; vedar bem os sacos de lixo; manter caixas d'água, tonéis e outros recipientes de armazenamento de água devidamente tampados e limpar, regularmente, calhas, ralos e outros locais que possam acumular água. E, em caso de sintomas como febre, dor no corpo, manchas na pele e coceira, procurar a sua unidade de saúde, evitando a automedicação.
Denúncias de possíveis focos de mosquito podem ser feitas, primeiramente, na Ouvidoria do SUS, através do telefone 0800.281.1520, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; no app Conecta Recife, na plataforma Denunciar Foco de Dengue, ou no site da Prefeitura do Recife, em qualquer horário.
Segundo último boletim epidemiológico, em 2024, até a semana epidemiológica (SE) 16, foram notificados 4.499 casos de dengue. Dentre estas notificações, foram confirmados 102 casos de dengue. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve aumento de 249% dos casos notificados (ou 1287 casos em 2023). Ainda não houve confirmação de óbito na cidade.