Beneficiárias do Bolsa Escola Municipal participam de passeio ecológico
Ao som de Luiz Gonzaga, as mães beneficiárias participaram de uma aula-passeio pelo Rio Capibaribe
Por Fábio Callado
Cerca de 30 mães de alunos benficiários do Programa Bolsa Escola Municipal (PBEM) participaram, na tarde desta terça-feira (29), de uma aula-passeio a bordo do Catamarã da Escola Ambiental Águas do Capibaribe. A atividade, promovida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, por meio do PBEM, teve início na Praça do Marco Zero, no Bairro do Recife.
No Catamarã, as mães fizeram o passeio ao som de Luiz Gonzaga – tema do Ano Letivo 2012 da Rede Municipal de Ensino do Recife. Elas aprenderam sobre o manguezal, sobre a história das seis pontes da capital pernambucana e discutiram sobre sustentabilidade.
A bióloga e professora do barco-escola, Mônica Coelho, definiu o que é manguezal. “Um ecossistema costeiro de transição, pois está entre a terra e a água. É formado por plantas e aves (como a garça e o socó)”, ensinou. E completou: “Fora as aves, o manguezal possui também crustáceos como aratus, siris, caranguejos, cracas, e moluscos como sururu, ostra, unha-de-velho, entre outros)”.
Alexandra Maria, uma das mães presentes na atividade cultural, confessou ter sido a sua primeira vez no Catamarã. “Eu gostei de tudo um pouco e também fiquei nervosa porque tenho medo do mar e do balanço do barco”, revelou, sorrindo, a dona de casa, mãe de Erika (10).
Para o passeio desta tarde, foram convidadas as beneficiárias do PBEM, cujos filhos estudam na Escola Municipal Célia Arraes, no bairro da Várzea (RPA 04).