NOTÍCIAS

| 29.05.12 - 14h04

Começa nesta quarta (30) 1° Seminário para jovens gays do Recife

Evento contará com a parceria da Coordenação de HIV, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde

Por Tádzio Estevam

Terá início nesta quarta-feira (30) o I Seminário sobre Comunicação em Saúde para Jovens Gays do Recife. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de DST/AIDS e Hepatites Virais, e contará com a parceria do Ministério da Saúde. O encontro terá início às 8h no Hotel Onda Mar (Rua Ernesto de Paula Santos, 284, Boa Viagem).

O objetivo do seminário é promover e aprofundar o debate sobre estratégias de comunicação que possam contribuir na divulgação de informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids, tendo como foco os homens que praticam sexo com outros homens.

A programação será aberta pelo coordenador municipal das DST/Aids e Hepatites Virais, Acioli Neto, que será o mediador da palestra HIV/Aids na População Gay Masculina, proferida pelo integrante do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Gérson Fernandes. Ainda pela manhã, os expositores Alessandra Nilo, da ONG Gestos, Azael Cosme (GTP+) e Liandro Linder (do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids de São Paulo), irão falar sobre As Experiências de Comunicação em Saúde para Populações Específicas. A moderadora será a jornalista da Fundação Oswaldo Cruz no Recife, Rita Vasconcelos.

À tarde, a partir das 14h, o jornalista Diogo Carvalho (Diario de Pernambuco) será o mediador da roda de conversa Comunicação Dirigida aos Jovens Gays, na qual farão parte Alexandre Böher (Somos/RS), Rildo Veras (Governo de Pernambuco) e Thiago Rocha (Instituto Papai). Por último, o tema será a Mídia Digital e a Juventude LGBT, cujos convidados para falar sobre o assunto serão os recifenses Adriano Paiva (do site Toda Forma de Amor), Caito Xis (do site Affair) e Fred Queiroz (do blog Babado Forte).

Oficinas – Entre os dias 31 de maio e 01 de junho, acontecerão as Oficinas de Comunicação Dirigida para Jovens Gays com o objetivo de contribuir na produção de materiais de comunicação específicos para esse público, e ao mesmo tempo promover a discussão sobre a vulnerabilidade da juventude homossexual ao HIV e a Aids.

Ao todo serão 04 oficinas temáticas abordando os temas: Materiais temáticos para Web, Vídeo e Fotografia; Poética e Intervenção Urbana: textos e construções imagéticas (essas no dia 31); Introdução a Discotecagem e Vinhetas Eletrônicas; e o Universo Drag Queen: Formação Cultural e Espetáculo de Prevenção (no dia 01). No primeiro dia, as oficinas serão no mesmo hotel onde será realizado o seminário.

Já na sexta-feira (01), as capacitações acontecerão na Boate Metrópole, na Boa Vista, sempre das 8h às 18h. À noite, a partir das 22h30, todos os trabalhos produzidos pelos participantes serão expostos durante um coquetel que acontecerá juntamente com as atividades da casa noturna.