NOTÍCIAS

Cultura | 29.05.12 - 19h08

Delegados elegem propostas para integração das pessoas com deficiência

Por Marilia Monteiro

[caption id="attachment_19348" align="alignleft" width="334" caption="Avanços e obstáculos das políticas públicas são debatidos no encontro. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), deu continuidade, nesta terça-feira (29), à III Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPCD/Recife). A Conferência está sendo realizada entre os dias 28 e 30 de maio, no Centro de Formação de Professores Paulo Freire, localizado na Madalena.

São objetivos do evento discutir sobre os obstáculos e avanços das políticas públicas voltadas à pessoa com deficiência no Recife e eleger os delegados da cidade que participarão da IV Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que acontecerá entre os dias 25 e 27 de julho. Além disso, no último dia da Conferência, serão escolhidos os integrantes da sociedade civil que farão parte do próximo biênio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUD/Recife).

Distribuídos em quatro Grupos de Trabalho, os delegados participantes da CMPCD/Recife indicaram, nesta terça-feira, propostas baseadas nos eixos temáticos propostos pelo Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE). Entre eles, estão a questão da acessibilidade, educação, reabilitação, saúde e segurança. Essas propostas serão debatidas e encaminhadas à IV Conferência Estadual, bem como à III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a ser realizada no período de 03 a 06 de dezembro, em Brasília.

“Essa conferência é um espaço que as pessoas com deficiência têm para reivindicar os seus direitos e exigir que eles sejam implantados”, explica a conselheira do COMUD, Arenilda Duque. Para o gerente da SDHSC, José Diniz, a III CMPCD/Recife proporcionará um direcionamento de como essas políticas públicas devem ser inseridas na cidade. “Participei das três conferências municipais ao longo desses anos e posso afirmar que é um evento de grande importância para o Recife, pois tem o cunho de formalizar as políticas públicas para os próximos anos de gestão do COMUD”.

De acordo com o gerente, a terceira edição da conferência municipal conta com a participação de aproximadamente 350 pessoas. Além dos delegados eleitos nas pré-conferências temáticas, participam representantes dos governos Municipal e Estadual que atuam com políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência física, sensorial e mental.

Confira a programação completa do evento: /wp-content/uploads/COMUD.pdf