NOTÍCIAS

| 29.05.12 - 19h25

Profissionais da rede municipal de saúde são capacitados sobre atendimento pré-hospitalar

Um dos destaques do treinamento foi a abordagem sobre assistência humanizada mesmo em situações de urgência e emergência

Por Maria Duarte

Profissionais da rede municipal de saúde participaram nesta terça-feira (29) de uma capacitação sobre atendimento pré-hospitalar. O treinamento ocorreu no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Recife, na Boa Vista. Cerca de 20 médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores participaram da iniciativa, mas a proposta é qualificar a todos os funcionários dessas categorias que atuam no setor de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde.

A parte da manhã foi dedicada às aulas teóricas, com abordagens sobre temas como biossegurança, equipamentos de proteção individual e abertura de vias aéreas. À tarde, os participantes puderam executar manobras usando acessórios como pranchas, colares e cilindro de segurança em manequins e entre eles mesmos. “Essa experiência é importante para que o profissional se coloque no lugar da vítima, reconhecendo movimentos que podem causar desconforto”, explicou a enfermeira instrutora do NEP, Maria Auxiliadora Lima.

Dentro dessa proposta, uma das questões destacadas durante o curso foi a humanização do salvamento. “É importante deixar a vítima à vontade e explicar cada movimento realizado durante o socorro. Dessa forma, ela permanecerá emocionalmente estável, não resistindo ao resgate por causa de estresse pós-traumático ou falta de confiança nos profissionais que estão procedendo a assistência, comentou a especialista”.

Segundo Maria Auxiliadora, cada atendimento é particular. “É preciso respeitar o ser humano físico e psicossocial, pois fatores como sexo, estatura, idade e patologias pregressas são determinantes para cada atendimento”, completou.