NOTÍCIAS

Cultura | 29.05.13 - 19h42

PCR e empresas de publicidade removem 37 outdoors irregulares no Curado

[caption id="attachment_34629" align="alignnone" width="680"] Mídias estavam em Área de Proteção Ambiental (APA) e não podem ser licenciadas. (Foto: Irandi Souza/PCR)[/caption]

Com o objetivo de limpar o Recife da poluição visual, evidenciada pela instalação de publicidades irregulares, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) continuou a retirada de outdoors em vias com grande incidência deste tipo de mídia. A Avenida Getúlio Vargas/Rodovia BR-232 foi a via escolhida para a ação desta quarta-feira (29), que removeu 37 outdoors fixados irregularmente em Área de Proteção Ambiental (APA).

Parte das placas foi retirada por agentes da Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon). Como haviam sido comunicadas da ação, três empresas de publicidade enviaram técnicos para retirar seus materiais irregulares também.

Com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Rodoviária Federal, a remoção aconteceu em cumprimento a duas leis municipais: a Lei de Publicidade (Lei nº 17.521/2008), que impede a instalação de mídias exteriores sem licença junto à Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e ao Código do Meio Ambiente (Lei nº 16.243/1996), que proíbe qualquer tipo de ocupação irregular em Área de Proteção Ambiental (APA).

“Através de um levantamento, concluímos que os outdoors localizados na rodovia não podem ser licenciados, pois estão em área ambiental”, destacou a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim. A ação vai continuar até a próxima sexta (31), no bairro do Curado, Zona Oeste da cidade e voltará a ser realizada em Boa Viagem, na Zona Sul, localidade que teve quatro painéis removidos na última segunda (27).

Em Boa Viagem, após o início da retirada, empresários do setor entraram em contato com a secretaria e se comprometeram a regularizar a situação, dando entrada na licença da mídia até o fim da semana.